Como registar a indisponibilidade de um veículo?
Publicado por: Tiago Branco
29/04/2014

Quando os veículos estão indisponíveis devido a um acidente, uma manutenção, ou outra anomalia, é importante registar essa indisponibilidade na aplicação para evitar processos sem viatura. Este processo tem o nome de Indisponibilidades.

Como criar a indisponibilidade


1) Aceda ao menu Gestão > Pool > Veículos > Listar e seleccione o veículo em causa. Verá o ecrã “Indisponibilidades do Veículo”;
2) Clique no botão |Criar Indisponibilidade|;
3) Indique a data/hora de início através do calendário. Pode assinalar a opção “início imediato” para a indisponibilidade ficar imediatamente ”activa” depois da sua criação;
4) Indique a data/hora de fim através do calendário. Pode assinalar a opção “sem data de fim” se não for possível prever o fim da indisponibilidade;
5) Indique o motivo da indisponibilidade.* 
6) Opcionalmente, descreva o motivo ou comente a indisponibilidade. Pode ainda optar por receber e-mails de aviso;
7) Clique no botão |Criar|. No ecrã das indisponibilidades do veículo surgirá a linha correspondente à indisponibilidade criada, que ficará “marcada” ou “activa”.

A aplicação passará a indisponibilidade de “marcada” para “activa” quando se atinge a data/hora de início da indisponibilidade. Um veículo com uma indisponibilidade activa passa a ser listado assinalado com um sinal de “perigo” nos menus Gestão > Pool > Veículos.

A aplicação fechará a indisponibilidade caso possua data/hora de fim e esta seja atingida.


Se houver processos que ficam sem veículo


Se a aplicação detectar processos que poderão ficar sem veículo, será enviado um e-mail de aviso à Gestão Pool.


Como acrescentar a data/hora de fim de uma indisponibilidade


Em indisponibilidades “sem data de fim” pode indicar esta data quando a conhecer:
1) Aceda ao menu Gestão > Pool > Veículos > Listar e seleccione o veículo em causa. Verá o ecrã “Indisponibilidades do Veículo”;
2) Clique na indisponibilidade a alterar;
3) Indique a data/hora de fim através do calendário;
4) Clique no botão “Alterar”.


Como fechar a indisponibilidade


1) Aceda ao menu Gestão > Pool > Veículos > Listar e seleccione o veículo em causa. Verá o ecrã “Indisponibilidades do Veículo”;
2) Clique na indisponibilidade a alterar;
3) Indique os kms que o veículo apresenta ou, em alternativa, assinale “Manter km iniciais”;
4) Clique no botão |Fechar|. Se o motivo for “manutenção”, com o fecho da indisponibilidade poderá optar por configurar os alertas de manutenção do veículo.

* É possível configurar motivos adicionais no menu Configuração > Pools > Motivos Indisp.



Para aceder ao manual completo sobre o tema das Indisponibilidades clique aqui.

 Ler também:
 Estados das indisponibilidades
 Imobilizado (veículo)
 Imobilizados
 Indisponibilidades
 Indisponibilidades - E-mails
 Indisponibilidades - Pela Ficha do Veículo
 Indisponibilidades - Pelo Processo de Manutenção
 Indisponibilidades - Processos Pool