Indisponibilidades
Publicado / Revisto por: Célia Tavares
20/05/2019

A aplicação disponibiliza a ferramenta designada por Indisponibilidades para indicar que um veículo/equipamento vai ficar, ou está, não apto para circular ou ser utilizado. Ao ser criada uma indisponibilidade para o veículo/equipamento, este fica indicado como estando Imobilizado enquanto a data atual estiver compreendida no intervalo de tempo da indisponibilidade.

A uma indisponibilidade estão associados, essencialmente, dois atributos: o motivo e o intervalo de tempo da indisponibilidade. A aplicação dispõe de um conjunto de funcionalidades que permitem perceber quais os tempos de imobilização dos veículos, respetivos motivos e quais os veículos imobilizados num determinado momento.

O presente artigo explica:
- as funcionalidades onde se pode iniciar uma indisponibilidade;
- como pesquisar veículos imobilizados.


INICIAR UMA INDISPONIBILIDADE
Uma indisponibilidade pode ser iniciada:
- acedendo à Ficha do Veículo, clicando no botão |Indisponibilidades|;
- em consequência de um Processo de Manutenção;
- em consequência de um Processo de Sinistro.

Para saber mais sobre cada um dos tópicos acima, aceda ao artigo respectivo pelo link indicado no final desta página, em Ler também.



PESQUISA DE IMOBILIZADOS / INDISPONIBILIDADES
Um veículo, ou equipamento, encontra-se imobilizado se se encontrar no intervalo de tempo da indisponibilidade.

Os utilizadores gestores de veículos/equipamentos (*) têm acesso aos veículos que estão imobilizados, utilizando o menu: Gestão > Veículos > Imobilizados.

(*) Utilizadores com o Perfil:  "Veíc. Produção + Pool + Equip. Produção - Gestão"; "Veíc. VS - Gestão"; "Equip. Produção - Gestão".


Para os utilizadores com o perfil "Frota - Consulta", o menu de acesso aos imobilizados é: Consultas > Veículos > Imobilizados. Esses utilizadores podem apenas consultar as indisponibilidades dos veículos.
 Ler também:
 Indisponibilidades - Pela Ficha do Veículo
 Indisponibilidades - Pelo Processo de Manutenção