Sinistros - criar e gerir os processos

O processo de sinistro é a funcionalidade que permite:
- registar todos os sinistros de um veículo, associando estes eventos à ficha de veículo;
- registar todas as etapas do processo de sinistro desde da criação até ao encerramento;
- anexar ao processo toda a documentação associado ao sinistro;
- gerir a reparação do veículo;
- gerir a participação à seguradora.


Criar processos de sinistros

Perfil e acesso
Os utilizadores que podem criar processos de sinistros, e os menus de acesso para a criação dos mesmos, são:

Utilizadores- Perfil

Menu de acesso

"Gestor de veículos"

Perfil: "Veíc. Produção + Pool + Equip. Produção - Gestão"; "Veíc. VUP /(VS) - Gestão"

Gestão > Sinistros > |Cria| > Escolher veículo

Gestão > Veículos > Pesquisar > Escolher veículo > |Eventos| > |Criar Acidente|

"Responsável do veículo"

Perfil: "Veículos + Equip. Produção - Responsável"
Meus > Veículos > Meus Veículos > Escolher veículo > |Eventos| > |Criar Acidente|

Na home-page, na zona dos links diretos (se configurado no cliente): |Sinistros| > Seleção do veículo
Criação do processo
Utilizando um dos menus acima indicados, tem acesso ao ecrã para a criação do processo. Neste ecrã deve introduzir a seguinte informação:

1) Dados
: nesta zona deve introduzir os dados do sinistro;
2) Responsável, Condutor e Contacto: se o responsável do sinistro não for o responsável do veículo deve remover a checkbox Condutor e preencher os dados do condutor. A checkbox Contacto permite indicar outros contactos para o envio de notificações por e-mail sobre o estado do processo.
Nota: Se a criação do processo de sinistro for feito pelo gestor de veículos, fica ainda disponível, na zona Responsável, os dados do responsável: telemóvel, telefone e e-mail. 
3) Veículo de substituição: para introduzir a informação das datas de entrega e de devolução, caso lhe tenha sido entregue um veículo para substituir o veículo sinistrado.
4) Resp. do condutor (% culpa): onde pode de imediato inserir a percentagem de responsabilidade do condutor. A Data de encerramento deverá ser preenchida quando o processo é encerrado. Se não for indicada a data de encerramento esse campo assume a data em que o processo passa para o estado Encerrado.
5) Documento: para fazer o upload da declaração amigável de acidentes automóveis (DAAA).
6) Terceiros: onde pode indicar informação sobre os terceiros envolvidos no sinistro.

Depois dos dados estarem preenchidos, clique em |Criar|, para criar o processo de sinistro.
Editar processos de sinistros
Ao criar um processo de sinistro fica disponível o ecrã [Sinistro - alterar] onde encontra as funcionalidades que permitem gerir os sinistros. 

Além do  Gestor de veículos e do Responsável do veículo, que podem criar os processos de sinistro, os utilizadores com os perfis "Seguros - Externo" e "Seguros - Gestão" têm igualmente acesso aos processos criados, pelo menu Gestão > Sinistros, para edição de alguns campos e para gerir as questões relacionadas com a participação do sinistro à seguradora.

Um processo de sinistro é constituído por separadores e por funcionalidades acedidas pelos botões:
Separadores:
[Informação] - Informação geral do processo.
[Danos] - Registo da informação sobre as reparações do veículo. A descrição dos danos introduzidos na criação do processo passa para este separador.
[Seguro] - Registo da informação relativa à seguradora.
[Terceiros] - Registo da informação relativa a terceiros envolvidos no sinistro. O registo da informação de terceiros no momento da criação do processo passam para este separador.
[Processo] - Acesso e/ou consulta, e acompanhamento da evolução dos processos de indisponibilidade e/ou de manutenção criados pelo processo de sinistro.  
[Erros] - Descrição / informação de possíveis erros ou incoerências no registo dos dados no processo.

Botões:
|Alterar| - Gravar alterações de dados.
|Criar Indisponibilidade| - Criar um processo de indisponibilidade para o veículo sinistrado.
|Criar Proc. Manutenção| - Criar um processo de manutenção para o veículo sinistrado.
|Documentos| - Anexar documentos ao processo.
|Comentários| - Introduzir comentários no processo.
|Encerrar| - Encerrar o processo. 
|Cancelar| - Cancelar o processo.

 Ler também:
 Sinistros - Configurações
 Sinistros - E-mails
 Sinistros - Relatórios