Inspeções Periódicas Obrigatórias (IPO) - alertas

A aplicação pode notificar o responsável do veículo, o gestor da frota e o gestor de oficinas sempre que um veículo está prestes a atingir a data limite de inspeção. Estas notificações podem ainda ser enviadas para um destinatário adicional, inserindo o seu e-mail nas configurações dos alertas de IPO.

Configurações

De modo a configurar os alertas de IPO aceda ao menu Configurações> Frota> IPO.

1) Defina quem recebe os e-mails de alerta: Responsável e/ou Gestor de Veículos e/ou Gestor de Oficina e/ou um ou mais destinatários (os e-mails dos destinatários adicionais devem ser separados por ";");
2) Defina quais as situações contratuais dos veículos para as quais os alertas são criados;
3) Defina quais os grupos gerais dos veículos para os quais os alertas são criados.

Funcionamento
Quando faltarem 90 dias para a data limite de inspecção, a aplicação cria um processo de alerta e envia um e-mail de aviso para os endereços definidos nas configurações. O processo deverá ser fechado quando a inspecção for bem sucedida. Enquanto o processo estiver ativo, o veículo fica sinalizado com o ícone de "alerta de inspecção por fechar " nos ecrãs de pesquisas de veículos e serão enviados e-mails adicionais quando faltarem 60, 30, 15 ou 7 dias para a data limite.

Se a data limite é, ainda assim, ultrapassada, passa a ser lançado um e-mail que funciona como “lembrete” e que é lançado semanalmente, às segundas-feiras entre a 1 e a 1:30,  para os endereços configurados.


Para que os alertas sejam lançados, é essencial preencher a data de matrícula
Os alertas são calculados em função dos campos "categoria" e "tipo (livrete)" disponíveis no separador contabilidade, bem como através da data da matrícula, em função da legislação em vigor.

Se aceder ao ecrã dos dados do veículo através do menu Gestão > Veículos> Pesquisar poderá constatar que, se preencher o campo "data da matrícula" e clicar no botão |Alterar|, o campo "Data Limite Inspecção" será alterado em conformidade.

Todos os veículos deverão, pois, ter os campos "categoria", "tipo (livrete)" e "data da matrícula" corretamente preenchidos.

Sugestão: para verificar se todos os veículos têm data de matrícula preenchida, experimente exportar para Excel os dados dos veículos através do menu Relatórios> Veículos> Frota ativa> Global.


Como consultar e fechar um processo de alerta de inspeção
O processo de alerta poderá ser acedido pelo responsável do veículo,  na "homepage" ou no menu "Meus", ou pelo gestor de veículos, no menu Gestão. Este artigo assume que tem acesso ao menu "Gestão", por ser gestor de veículos.

1) Aceda ao menu Gestão > Veículos > Pesquisar.
2) Pesquise o veículo com alerta e clique na lupa (para pesquisar todos os veículos com alertas, pode expandir a "pesquisa avançada" e assinalar a opção "Alerta de Inspeção").
3) Clique na linha do veículo com alerta.
4) No separador "técnico" verifique o campo "data limite de inspeção". Para consultar ou fechar o alerta, clique no botão |Processos|.
5) Clique na linha do alerta de inspeção ativo. Se necessário, utilize o filtro de tipos de processo, como na imagem seguinte:
6) Quando a inspeção for realizada, deverá fechar o processo. No ecrã do processo, indique o "Estado da Inspeção", a "Data da Inspeção" e, se necessário, "Observações". De seguida, clique no botão |Alterar|.

Se o veículo reprovou na inspeção
Ao fechar o processo, ser-lhe-á solicitado o preenchimento de um campo adicional "Data limite da reinspecção". O processo continuará ativo pois o veículo terá que ser inspecionado em breve. Quando o veículo for reinspeccionado, repita os pontos anteriores.

 Ler também:
 

Ficha do veículo/equipamento

 Manutenção - alertas