Contratos - funcionalidades e gestão

Este artigo descreve como gerir os contratos das viaturas/máquinas.


GLOSSÁRIO
Situação contratual - propriedade do veículo que define a sua situação na empresa, em particular, se é um veículo da empresa, ou se tem associado um contrato de leasing, de aluguer de longa duração ou de aluguer operacional. Esta propriedade é indicada na ficha do veículo, no campo "Situação Contratual".
Estado ativo - contrato em vigor
Estado resolvido - contrato extinto com todas as condições contratuais satisfeitas;
Estado terminado - contrata com data de fim atingida ou ultrapassada;

Estado prolongado: permite identificar os contratos terminados, cujos veículos estão ao serviço ou em fase de resolução. Um contrato só pode passar para este estado a partir do estado Terminado.

Versão do contrato - gravação em histórico (log) das condições do contrato registadas na aplicação.

CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS
Para informações sobre as configurações dos contratos, consultar o artigo Contratos - Configurações na zona Ler também.


PERFIS E ACESSO
As funcionalidades de criação (registo) e de gestão dos contratos encontram-se acessíveis aos utilizadores com os seguintes perfis:
- "Contratos - Gestão";
- "Veíc. Produção + Pool + Equip. Produção - Gestão" e/ou "Veíc. VUP - Gestão" / "Veíc. VS - Gestão".

CRIAR / GERIR CONTRATOS


CRIAR

A partir da ficha do veículo e escolhendo a opção Contratos tem acesso ao botão para criar o contrato.

Na zona Informação do Contrato encontram-se disponíveis os seguintes campos:
Tipo: para a indicação do tipo de contrato:

- Leasing;

- Alug. Longa Dur. – Aluguer de Longa Duração;

- Alug. Operacional - Aluguer Operacional (renting);

- Serviços – contratos de serviços específicos (Exemplo: manutenção).

- Número: indicação do número, ou uma referência interna, que identifica o contrato;
- Fornecedor: indicação do fornecedor do contrato, a partir da listagem dos fornecedores previamente configurados na aplicação;
- Empresa: campo automaticamente preenchido com o nome da empresa do veículo. Este campo pode estar ou não editável, consoante a configuração dos contratos e a alteração da empresa de um contrato só pode ser feita pelos utilizadores com o perfil Contratos-Gestão;

- Contrato ERP(na imagem "Nº SAP RE"): número do contrato para contabilização em sistema ERP (e.g., SAP);

- Taxa de juro (%): percentagem da taxa de juro aplicada ao contrato;

- Valida IRFS16 (na imagem "Validar Nº SAP RE"): para indicar se se aplicam ao contrato as regras da Norma IFRS 16;

- Mapa IRFS16 ativo: para disponibilizar o mapa dos movimentos contabilísticos das rendas ao abrigo da norma IFRS16;

- Número de rendas: indicação do número de rendas;
- Periodicidade: seleção da periodicidade de pagamento das rendas (mensal,  trimestral, semestral ou anual);
- Data de Início: data de início do contrato;
- Data de Fim: campo não editável, automaticamente preenchido tendo em conta a data de início, o número de rendas e a periodicidade;

Data de Fim Efetiva: para indicar a data efetiva em que o contrato terminou;

- Modalidade de pagamento: podem ser escolhidas as opções "Transferência Bancária", "Cheque", "Débito em Conta" ou "Outra";

- Serviço / Valor (Mensal) / Observações: clicar no ícone para disponibilizar a linha com os campos onde deve indicar o serviço e o valor mensal associado, podendo ainda introduzir informação adicional no campo "Observações".

Consoante as configurações dos contratos (*), pode ainda ter disponível, na linha de cada serviço:

- os campos para indicar as datas de início e de fim do serviço;
- se o valor do serviço entra para o valor do imobilizado, selecionando a checkbox da coluna "Imobilizado".

Podem ser adicionados vários serviços clicando no ícone , ou eliminar serviços inseridos clicando no ícone .

- Valor Renda / Valor Total Rendas: campos automaticamente preenchidos ao inserir os dados do(s) serviço(s), sendo:

- o "Valor Renda" igual à soma dos valores mensais inseridos para cada serviço;
- o "Valor Total Rendas" igual ao "Valor Renda" a multiplicar pelo "Número de Rendas".

- Valor Km Adicional / Valor por Km não utilizado: para indicar os valores dos quilómetros ultrapassados ou não utilizados, nos contratos que possuem quilómetros contratualizados;

Quilómetros Contratualizados Totais: para indicar os quilómetros totais contratualizados;

- Valor residual: Valor do veículo após o fim do contrato.


Na zona Mais Informações são indicados dados ligados à quilometragem do veículo, nomeadamente:
- Registados início contrato: quilómetros registados no início do contrato;
- Registados fim contrato: campo a preencher no final do contrato com os quilómetros do veículo;
- Tolerância Kms previstos para lançar aviso de excesso de Kms: Atualmente os avisos por e-mail são enviados assim que o veículo ultrapassa os quilómetros contratualizados. Os e-mails são enviados à segunda feira para o gestor de veículos. 

ALTERAR / EDITAR CONTRATOS
Após a criação do contrato ficam disponíveis no ecrã do contrato as seguintes funcionalidades :
- botão |Alterar|, alterar os dados do contrato. Esta funcionalidade não cria versões do contrato;
- botão |Gravar Versão| gravar uma versão do contrato, permitindo o registo para histórico dos dados do contrato para posterior consulta. Esta funcionalidade é útil nos contratos que sofrem renegociações;
- botão |Versões|, o acesso às versões do contrato;
- botão |Documentos|, para associar e consultar os documentos;
- botão |Estatísticas|, para visualizar as estatísticas dos movimentos/despesas dos serviços indicados nos contratos.

VERSÕES
Ao clicar no botão |Gravar versão| os dados do contrato são registados como versão. Esta funcionalidade é útil, por exemplo, nas situações em que o contrato é renegociado permitindo guardar os dados do contrato antes e após alterações ao contrato.

Quando a parametrização da configuração do contrato permite que seja alterada a empresa do contrato, essa alteração conduz automaticamente à gravação de uma Versão com a informação anterior do contrato.

As diferentes versões são visualizadas clicando no botão |Versões| do ecrã do contrato.


Cada linha de versão apresenta: 
- Data valor: data em que a versão do contrato foi gravada; 
- Por quem: utilizador que procedeu à gravação da versão;
- os principais dados do contrato no momento em que a versão foi gravada: FornecedorTipo ContratoNúmero, Data de Início, Data de Fim, Estado;
- os restantes dados do contrato que ficam visíveis ao expandir a linha da versão do contrato, clicando no ícone

GESTÃO DOCUMENTAL
Ao carregar no botão |Documentos| no ecrã do contrato tem acesso ao ecrã [Gestão de Documentos]

 Ler também:
 Contratos - Dashboard
 Contratos - atualizações por ficheiro
 Contratos - configurações
 Contratos - importação de faturação
 Contratos - Relatórios