Contratos - importação de faturação

A importação de faturas com validação de contratos, consiste em validar se existe para cada movimento faturado, contrato válido à data do movimento, com o serviço faturado indicado no contrato ou, se não indicado, com serviço alternativo.

Configurações necessárias
Para que sejam validados contratos na importação de faturação de veículo é necessário que o template de importação de faturas tenha a funcionalidade de validar contratos ativa.


Perfis a e acesso
A criação e configuração dos templates de faturação encontra-se acessível aos utilizadores com os perfis Contabilidade e Frota - Configurações.
O menu de acesso às configurações é Configurações > Facturação > Templates.


Template de importação
A seguinte figura exemplifica um template de importação de faturação. Para que na importação sejam validados os contratos, o campo Validar Contrato tem de estar a Sim.


Importação de faturação com validação de contrato

Na importação de faturação de veículos, se a opção do template Valida Contrato está ativa, a fatura só é importada se cumprir as seguintes regras:
i) existir contrato válido para o fornecedor à data do movimento. De sublinhar que a validação das datas do movimento, face ao período de vigência do contrato, é feita ao mês;
ii) o serviço faturado é um serviço indicado no contrato;
iii) se o serviço faturado não estiver indicado no contrato, esse tem serviço alternativo.

Se as condições acima não se verificarem, ocorrem erros de importação e a fatura não é importada. 

Na importação de faturação com template que valida contrato são também validados os valores faturados dos serviços contratados. Caso os valores faturados sejam superiores aos valores do serviço contratado, e as regras de validação de contratos sejam cumpridas, o ficheiro de faturação é importado e o ficheiros dos logs da importação dá o aviso de movimentos com valores superiores aos contratados.


Contabilização
Na importação de faturação para contabilização:
- se os serviço faturado está no contrato, utiliza os códigos contabilísticos do serviço faturado;
- se o serviço faturado não está no contrato, utiliza os códigos do serviço alternativo.  

A seguinte figura apresenta o fluxograma da importação de faturação com validação de contrato.

 Ler também:
 Importação de faturação