A aplicação disponibiliza as seguintes ferramentas de autenticação e segurança contra acessos abusivos:- A possibilidade de bloquear o acesso a um utilizador devido a tentativas de login sucessivas com as credenciais incorretas;- A utilização da ferramenta CAPTCHA;- A possibilidade do utilizador pedir a redefinição da password no ecrã de login;- A possibilidade de pedido de redefinição periódica da password.Este artigo descreve as três primeiras ferramentas. Para mais informações sobre a funcionalidade de pedido de redefinição periódica da password, siga o link do artigo indicado no final deste texto em Ler também.
Bloqueio da contaPerfil e acessoEssa funcionalidade pode ser ativada/desativada na aplicação.O menu para aceder a essa configuração é Configurações > Cliente e o perfil necessário é "Frota - Configurações".
Para desbloquear a conta de um utilizador:1º clicar na linha do utilizador com conta bloqueada;Nota: Na zona dados pessoais, junto ao campo de login, o ícone sinaliza que a conta do utilizador se encontra bloqueada.2º clicar no botão |Desbloquear|.
Microsoft Azure Na figura acima apresentada, que mostra o ecrã de acesso à aplicação, encontra-se ativa a funcionalidade de acesso com conta Microsoft, uma vez que a funcionalidade Microsoft Azure está, nesse caso, configurada como disponível. Esta funcionalidade encontra-se por defeito inativa. Se pretender ativá-la contacte a Escrita Digital.Redefinir a password no ecrã de LoginNo ecrã de login, caso o utilizador se tenha esquecido das suas credenciais, existem duas possibilidades para recuperar a informação, consoante a configuração "Utilizador pode redefinir a sua password no ecrã de login" esteja ou não ativa. Essa configuração não se encontra disponível por ecrã. Caso pretenda ativar/desativar a funcionalidade deverá contactar a Escrita Digital.Utilizador pode redefinir a password no ecrã de loginCom a funcionalidade ativa, para redefinir a password pelo ecrã de login deve:1.º No ecrã de login, clicar no link Esqueceu a sua password;2.º No ecrã para redefinir a password preencher os campos Login e introduzir um PIN de segurança;3.º Se a ferramenta CAPTCHA estiver ativa, realizar o teste de reconhecimento de imagens;4.º Clicar em CONTINUAR.O pedido fica registado e, num período máximo de 1 minuto, recebe um e-mail no endereço associado ao login que indicou.