Contratos - aviso de contrato a terminar

A aplicação disponibiliza a funcionalidade de emitir avisos quando os contratos dos veículos estão próximos de atingir a data de fim. Esses avisos podem ser emitidos para o responsável do veículo, o gestor de contratos e o gestor da pool. O aviso consiste na criação de uma tarefa e no envio de um e-mail.

CONFIGURAÇÕES
Para que sejam emitidos os avisos é necessário ativar a funcionalidade, na configuração dos contratos.


Perfis e acesso
A configuração de contratos encontra-se disponível aos utilizadores com o perfil "Frota - Configuração".

O menu de acesso é Configurações > Frota > Contratos.

Campos de configuração
A funcionalidade de avisos de contratos a terminar fica ativa quando os dois campos seguintes se encontram preenchidos:
Contrato a terminar - emitir avisos: Permite emitir avisos de contratos a terminar para os utilizadores selecionados. O aviso consiste no envio de um e-mail e na criação de um processos de aviso de contrato a terminar. Podem ser inseridos e-mails adicionais (ou específicos) para o envio dos e-mails dos avisos. 

Contrato a terminar - Antecedência em dias para a emissão do aviso: para definir o número de dias, entre a data atual e a data de fim do contrato, para que sejam criados os avisos de contrato a terminar.

FUNCIONAMENTO
Quando são criados avisos de contratos a terminar:
- são enviados e-mails para os destinatários configurados;
- é criada uma tarefa de aviso de contrato a terminar, que consiste numa tarefa que direciona para o contrato do veículo.


A tarefa do aviso fica disponível:
- para o gestor de contratos e para o gestor de Pools, pelo ecrã dos processos ativos ou na pesquisa de processos (ver figura), utilizando o menu:  Gestão > Veículos > Processos > Ativos (ou >Pesquisar), processos do tipo  "Aviso - Contrato a terminar";
- para o responsável, na home-page, processos com a abreviatura "Aviso|Cont|nº do processo".
- no ecrã da listagem dos processos do veículo, acedido pelo botão |Processos| na ficha do veículo. 

O alerta de contrato a terminar é automaticamente removido:
- quando ultrapassada a data de termino dos contrato, se o contrato não tiver sido atualizado passando também o estado do contrato automaticamente de Ativo para Terminado;
- quando o estado do contrato é atualizado para Resolvido ou Anulado;
- se se mantiver o contrato no estado Ativo e se atualizar o período de vigência do contrato.


Para obter informações sobre as restantes configurações dos contratos consultar o artigo com link disponível.

 Ler também:
 Contratos - configurações