FICHA DE APOIO
Faturação e Contabilização - Faturas por Ficheiro
Ficha n.º 16539
Publicado por: Célia Tavares
22/05/2017

As "Faturas por ficheiro" correspondem às despesas registadas na aplicação por importação de ficheiro de faturação de fornecedores. 

O presente artigo indica como aceder ao ecrã para a importação de ficheiros de faturação e apresenta os campos do ecrã de importações. 

Perfil e Acesso
A importação dos ficheiros de faturação é feita pelos utilizadores com o perfil "Contabilidade".

O menu de acesso ao ecrã de importação de ficheiros de faturação é: Gestão > Contabilidade > Faturas - Importação > Seleção do fornecedor.


Ecrã de importação
O ecrã de importação, designado por  [Importação de Ficheiros Despesas/Facturas - designação do fornecedor], apresenta a listagem dos ficheiros importados e, na zona Novo ficheiro para importação, encontram-se os campos para a importação de novos ficheiros de faturação (ver Figura abaixo).
Os campos que são necessários definir para a importação de novos ficheiros de faturação são:
  • Template - o template corresponde à funcionalidade que permite fazer a importação dos dados do ficheiro de faturação para a aplicação. Em função do ficheiro a importar deve ser escolhido o template adequado;

  • Validar Fatura - funcionalidade que permite que antes da contabilização da fatura exista um procedimento de verificação dos movimentos das faturas. Deve ser escolhido se se pretende validar as faturas a importar escolhendo a opção "Sim" ou "Não";

  • Ficheiro - o ficheiro a importar é selecionado utilizando o botão |Browse|. Esse ficheiro  deve estar no formato Excel;

  • Gerar ficheiro para ERP - deve ser escolhido se, ao importar o ficheiro de faturação, se pretende gerar o ficheiro para ERP escolhendo a opção “Sim” ou “Não”;

  • Nome Sheet - se o ficheiro a importar (xls) tiver várias folhas, deve indicar o nome da folha que contém os dados a importar. Caso o ficheiro só tenha uma folha, esse campo não necessita de ser preenchido.

  • Linha de início de leitura - na importação deve ser indicado o número da “Linha de início de leitura” dos dados da fatura de forma a excluir, na importação, os dados do cabeçalho. O número da primeira linha a considerar é o número da linha que contém os nomes das colunas dos dados a importar. Caso essa linha corresponda à linha número 1 este campo não necessita de ser preenchido.

 Ler também:
 Importação de faturação
 Validação de Faturas