Pool - configuração e utilização de checklist

Uma checklist é um formulário que permite a recolha de informação de forma normalizada. Esta informação fica associada ao veículo/máquina permitindo saber sempre qual a última informação.

Exemplo de aplicações desta funcionalidade são:
1. Lembrar o condutor quando inicia e termina a utilização de verificar se o veículo está em condições;
2. Assegurar que estão no veículo os documentos, triângulo de sinalização.


Configurações
Para disponibilizar a checklist num processo pool é necessário configurar:
1. no ecrã de configuração da pool, os campos da check-list a utilizar nessa pool;
2. definir quais os motivos de requisição que obrigam à utilização da check-list.

Para aceder às configurações o utilizador deve ter o perfil de Pool - Configurações.

Configuração - dos campos a utilizar numa pool
No ecrã de configuração da Pool, acedido pelo menu Configurações > Pools > Pool, são definidos os campos da checklist. A configuração é feita na zona checklist - campos.
Clicando no ícone (+), que se encontra à direita da tabela, tem acesso à listagem dos campos livres previamente configurados na aplicação.


O campo selecionado fica automaticamente indicado na linha da checklist. Para cada campo inserido deve:
1. indicar o estado como "Activo", para ser mostrado na checklist do processo pool;
2. para a coluna "Editável?", deve manter a opção Sim para que o campo fique editável na checklist;
3. deve indicar se pretende que o campo seja de preenchimento obrigatório no levantamento e/ou na devolução, indicando a opção Sim/Não, nos campos "Obrigatório no levantamento?" e "Obrigatório no fecho?";
4. para os campos que se encontram também na ficha do veículo, pode indicar se o dado do campo da checklist fica automaticamente preenchido com o dado do mesmo na ficha do veículo, colocando a opção do campo "Ler do elemento de referência?" a Sim. Se pretender que o campo colocado na checklist atualize o valor do mesmo campo na ficha do veículo, quando dá levantamento e fecho do processo pool, deve colocar a opção "Escrever para o elemento de referência?" a Sim.
5. na coluna "Ordem" deve indicar qual a ordem do campo na checklist.

Configuração - do motivo de requisição
Para que a checklist, configurada na pool, fique disponível no processo, é necessário configurar o motivo de requisição com a opção Sim para o campo "Utiliza checklist". O ecrã de configuração é acedido pelo menu Configurações > Pools > Motivos Requis.

Utilizar a Checklist
Após proceder às configurações necessárias, a checklist fica disponível no processo, a partir do estado Levantamento.

O acesso à checklist é feito:

1. para o gestor pool, pelo botão |checklist|;
2. para o utilizador da pool sem permissão para efetuar o levantamento, ou o fecho, pelo botão |Chechlist|;
3. para o utilizador da pool com permissão para registar o levantamento nos seus processos, pelo botão |Levantar|, podendo gravar os dados da checklist sem efetuar o levantamento;
4. para o utilizador da pool com permissão para registar o fecho nos seus processos, pelo botão |Fechar|;
5. a portaria tem acesso à checklist em modo consulta.


checklist fica também disponível nos processos pool acedidos pela app XRP. Pela app, a checklist é sempre preenchida pelo botão |Checklist|.


O preenchimento dos campos obrigatórios da checklist é validado quando o utilizador da pool ou a portaria registam o levantamento e/ou o fecho no processo.