Tributação autónoma – funcionamento em XRP



O XRP tem duas formas de facilitar os trabalhos ligados à tributação autónoma.

Para quem contabiliza a partir do XRP

Para os clientes que contabilizam com origem no XRP, é possível enviar para o ERP todos os movimentos contabilísticos, com diferentes contas contabilísticas, correspondentes aos diferentes escalões de tributação autónoma. Utilizando este mecanismo, na contabilidade, os custos ficam logo organizados de acordo com os escalões de tributação autónoma.


Para quem não contabiliza a partir do XRP, ou não abre no plano de contas as subdivisões necessárias para a tributação autónoma

Os custos por veículo, são disponibilizados por período, através do relatório de custos por veículo. Neste relatório é indicado, para cada veículo, qual o respetivo escalão de tributação autónoma.



Trabalhos necessários

Base de dados de serviços

Nos veículos ligeiros de passageiros, é necessário colocar os códigos das contas contabilísticas para cada linha de serviço.

Na Ficha do veículo

A gestão da tributação necessita sempre que seja colocado o respetivo grupo fiscal para cada veículo. O XRP disponibiliza esta possibilidade na ficha do veículo na zona contabilidade.

Atualmente, a atribuição do escalão pode ser manual ou automática. O modo automático implica a colocação do valor de aquisição, aquando da criação do veículo, e a especificação da autonomia em modo elétrico.

Feito isto, daqui em diante o XRP encarrega-se do resto.