Via Verde - template de importação de faturas

Este artigo descreve como configurar o Template para a importação de ficheiros de faturação do tipo Via Verde, para que seja feita um dos seguintes procedimentos:

  • Validar matrícula: valida se a matrícula no ficheiro é igual à matrícula associado ao identificador na aplicação à data do movimento;
  • Matrícula: permite associar as despesas às matrículas indicadas no ficheiro da Via Verde, e não aos dados dos identificadores indicados na aplicação às datas dos movimentos.

Perfil e acesso
A configuração de Templates, para a importação de ficheiros de faturação, pode ser feita pelos utilizadores da aplicação XRP com um dos seguintes perfis: Frota - Configuração ou Contabilidade.

O menu para aceder às configurações é: Configurações > Gerais > Importações > Templates.


As configurações de Validar ou Usar matrícula encontram-se como opção dos templates do tipo Fact. Via Verde.



Validar matrícula

Ao escolher a opção Sim para o campo Validar Matrícula, aplicam-se as seguintes regras:

 

1. A matrícula indicada no ficheiro de faturação é comparada com a matrícula associada ao identificador na aplicação, à data do movimento. Se as matrículas não forem iguais dá erro e o ficheiro de faturação não é importado.

 

2. A validação de matrícula é assumida como correta se não for possível efetuar a comparação de matrículas, ou porque a despesa é de um identificador associado na aplicação a "Pessoa", ou porque o dado da matrícula, no ficheiro de faturação, está vazio.


Nota: Na comparação, entre as matrículas dos movimentos da faturação e as registadas na aplicação, são considerados os hífens das matrículas.

 


Matrícula

Ao escolher a opção "XRP" para o campo Matrícula, utiliza a matrícula associada ao identificador no XRP.


Ao escolher a opção "Ficheiro importado", aplicam-se as seguintes regras:

1. Vai buscar como dados da afectação os da matrícula que vem no ficheiro e associa as despesas à esta matrícula;

2. Se a matrícula indicada no ficheiro de faturação não estiver criada na aplicação, utiliza os dados da afetação do complemento indicados no XRP à data do movimento.


Nota: Se a matrícula na aplicação estiver registada com os hífens, no ficheiro de faturação a matrícula tem também de ter os hífens para ser encontrada na aplicação.