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Configurações de templates - Valor default
Publicado por:
Célia Tavares
Artigo nº:
16537
23/05/2017
Neste artigo é apresentada a funcionalidade "Valor
default
" de configuração de
Templates
.
Esta funcionalidade permite dispensar a colocação de colunas que não constam no ficheiro da fatura e para as quais, ou os dados são sempre iguais em todos os movimentos da fatura, ou os dados podem ser obtidos por concatenação de dados de outros campos do ficheiro de faturação.
Perfil e Acesso
A funcionalidade de configurações de
Templates
é acessível aos utilizadores com um dos seguintes perfis: "Frota - Configuração" ou "Contabilidade".
O menu para aceder à funcionalidade é:
Configurações > Gerais > Importações > Templates
.
Esse menu dá acesso ao ecrã [
Gestão de Templates de importação
] onde são listados os Templates de importação criados na aplicação. Selecionando um Template tem acesso ao ecrã [
Alterar Importação
] onde pode selecionar os campos com funcionalidade de "Valor
Default
" (ver figura seguinte).
Valor
Default
- Configurações
Na configuração do
Template
podem ser definidos campos como "Valor Default", selecionando a respetiva checkbox para o campo (ver Figura abaixo).
Valor
Default
no ecrã de importação
Os campos indicados como
Valor Default
ficam disponíveis no ecrã de importação de ficheiros de faturação após selecionar o
Template.
Esses campos devem ser preenchidos antes da importação do ficheiro (ver Figura abaixo).
Nota: Para mais informações sobre o ecrã de importações de faturação clique
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No ecrã de importação, na zona onde são indicados os campos valor
Default
(ver figura seguinte), o preenchimento pode ser feito de duas formas:
- indicando o valor do campo, que ficará igual em todos os movimentos, selecionando a caixa de texto da coluna "Texto livre" e preenchendo com o dado pretendido;
- por concatenação de valores de campos presentes na fatura, selecionando a caixa de
drop-down
da coluna "Campos" e selecionando os campos que se pretendem concatenar. Os campos só ficam selecionados após clicar no ícone "+" que se encontra à direita da caixa, passando os campos a serem apresentados na zona inferior da caixa. O campo a concatenar selecionado pode ser removido selecionando o ícone
que se encontra junto ao mesmo.
De sublinhar que o preenchimento dos valores
Default
na importação não é obrigatória, e poderá não ser necessária, caso os campos já existam no ficheiro de faturação com dados legíveis pela aplicação e com os dados que se pretende importar. Caso o campo do valor
Default
seja
preenchido no ecrã de importação, este último prevalece sobre o(s) dado(s) do campo no ficheiro.
No exemplo apresentado na figura seguinte, ao importar o ficheiro de faturação, vem que:
- o campo "NIPC Empresa" assume os dados indicados na coluna NIF do ficheiro de faturação, uma vez que nada foi indicado para este valor Default no ecrã de importação;
- o campo "Núm. Factura" assume os dados resultantes da concatenação dos dados dos campos "Referência + Hora transacção" para cada movimento da fatura. (Nota: os campos obtidos por concatenação de dois ou mais campos são sempre campos do tipo texto);
- o campo "Data Factura" assume o dado indicado na coluna Texto livre: data 2018-01-23. Este valor vai ser sempre igual para todos os movimentos da fatura.
Ler também:
Faturas por Ficheiro - Workflow
Importação de ficheiros de fornecedores