Seguros - Configurações

O presente artigo apresenta as configurações necessárias para a gestão dos seguros dos veículos.


Perfil e Acesso

As configurações associadas aos seguros encontram-se acessíveis aos utilizadores com o perfil Seguros - Gestão e Frota - Configuração.

O menu de acesso a essas configurações é: Configurações > Frota > Seguros > Configuração.


Configurações
O menu acima indicado dá acesso ao ecrã [Configuração seguros] (ver Figura), com as seguintes zonas e campos de configuração:

- Zona Configurações
Campo Serviço Associado: Dos serviços disponíveis na aplicação, selecionar o serviço associado aos seguros.

Os fornecedores ("Seguradoras") que podem ser considerados para o registo dos seguros têm de ter esse serviço associado.  

Nota: A criação, ou edição, dos dados dos Fornecedores é feito pelo menu Configurações > Base de dados > Entidades > Pesquisar/Criar, acessível aos utilizadores com o perfil "Frota - Configuração".

Campo Categoria dos documentos: Das categorias de documentos, selecionar a categoria que define: i) os tipos de documentos que podem ser escolhidos na zona Tipos de documentos obrigatórios do ecrã de configuração; ii) os tipos de documentos que podem ser carregados no ecrã de gestão documental dos seguros. Este ecrã é acedido pela ficha do veículo > botão |Seguros| > Seleção da linha do seguro > botão |Documentos|.

Campos Declaração de Características e Fatura proforma: Selecionar os Tipos de documentos que indicam que os documentos inseridos no ecrã da ficha do veículo correspondem à Declaração de Características e à Fatura proforma. Se o pedido de seguro à seguradora/corretora, por e-mail, é feito pelo ecrã do seguro do veículo, utilizando a funcionalidade do botão |Pedir Seguro| (*), estes documentos inseridos são enviados em anexo ao e-mail. 
 
Campo Documento adicional: Selecionar um Tipo de documento adicional. No ecrã da ficha do veículo, ao adicionar um documento com este Tipo, este documento também é anexado ao e-mail enviado no pedido de seguro à seguradora/corretora, pela funcionalidade do botão |Pedir Seguro| do ecrã do seguro (*) .


(*) Para mais informações sobre o ecrã do seguro e a funcionalidade acedida pelo botão |Pedir seguro|, clique Aqui.

Nota: Para mais informações sobre as Categorias e os Tipos de documentos, clique Aqui.

- Zona Classes usadas como coberturas de seguro
Das Classes disponíveis na aplicação, selecionar as que vão ficar disponíveis para as coberturas dos seguros. Para adicionar uma classe, clique em . Para eliminar uma classe, clique em .

Quando for criado o seguro para um veículo, as coberturas de seguros que fazem parte da classe escolhida ficam listados no ecrã do seguro, na zona Coberturas. Para mais informações sobre a criação de seguros clique Aqui.

- Zona Exige criação de seguros para veículos com os grupos gerais
Dos Grupos gerais disponíveis na aplicação, selecionar os  que necessitam, obrigatoriamente, de ter um seguro criado. Para adicionar um Grupo geral, clique em . Para eliminar um Grupo geral, clique em .


A definição dos grupos gerais que exigem seguro dá acesso às seguintes funcionalidades:
- os veículos pertencentes a esses grupos que não tenham seguro ativo, ou cujo seguro expira em menos de 30 dias, são sinalizados na ficha do veículo pelos ícone  e , respetivamente;
- quando é criado, na aplicação, um novo veículo com um grupo geral que exige a criação de seguro, o gestor de seguros recebe uma notificação por e-mail para proceder à criação de seguro para esse veículo, devendo fazer o registo do mesmo na aplicação;
- de igual forma, quando é abatido um veículo de um grupo geral pertencente a um desses grupos configurados , e se o seguro estiver Em vigor, é enviado um E-mail ao gestor de seguros para efetuar a anulação do seguro do veículo. O gestor de seguros deverá alterar o estado do registo do seguro de "Em vigor" para "Anulado".

- Zona Tipos de documentos obrigatórios
 Selecionar os tipos de documentos, da categoria selecionada, que são obrigatórios para o seguro. Para adicionar um tipo de documento obrigatório, clique em ; para eliminar, clique em .

Essa configuração permite que nos relatórios dos seguros exportados sejam indicados os tipos de documentos obrigatórios para os seguros e as datas de carregamento desses documentos pelo ecrã da gestão documental dos seguros.   



Após a inserção dos dados de configuração deve clicar no botão |Alterar| para gravar os dados.

 Ler também:
 Seguros - funcionalidades disponíveis