Pedido de manutenção - autorizações

Este artigo apresenta os circuitos de autorizações possíveis em processos de manutenção.


Autorização do processo de manutenção
Em função das configurações, um processo de manutenção poderá ficar imediatamente autorizado ou ir a autorizar à gestão de manutenção e/ou ao responsável direto. Depois do processo ser autorizado, deverá ser fechado.

Circuito de autorizações existente no processo de manutenção

O processo de manutenção pode ter até 2 autorizações seguidas.
1. Primeira autorização do gestor de manutenção;
2. Segunda autorização do responsável direto ou do responsável do centro de custo.

Todo o processo de autorizações gera na manutenção vários estados, cujo diagrama pode encontrar no tópico "Estados" no artigo indicado em Ler também.

 

 

Autorização do gestor de manutenção

Esta autorização depende dos serviços para os quais se está a pedir a manutenção. Se existe pelo menos um serviço que requer autorização do gestor de manutenção, o processo vai sempre requerer a sua autorização.

A configuração da autorização do gestor de manutenção no serviço é feita em:
Configurações > Base de Dados > Serviços > Pesquisar/Criar.
Ao selecionar o serviço, no campo Autorização gestão manutenção indicar a opção Sim ou Não.

Nota: só os serviços do tipo geral é que podem ser pedidos através do processo de manutenção, pelo que só nos serviços deste tipo é que vai encontrar esta configuração.


Quando tem um processo para autorizar enquanto utilizador com perfil de gestão de manutenção, recebe um e-mail a avisar deste facto. Para autorizar esse processo:

1) Aceda ao menu Autorizações > Minhas.

2) Clique na linha do processo que deseja autorizar.

3) Como gestão de manutenção, pode alterar os serviços solicitados pelo responsável do veículo. Para adicionar serviços, clique no ícone "+" do cabeçalho da tabela dos serviços. Para remover serviços, clique na cruz vermelha da respetiva linha.

4) Preencha, se necessário, os campos específicos da gestão de manutenção, associados à programação da manutenção com o fornecedor dos serviços: "Despacho", "Valor do Orçamento com IVA", "Referência do Orçamento", "Data do Orçamento", "Data de Reparação", a "Data Conclusão da Reparação", ou mesmo "Outros aspetos a considerar". Se estes campos forem preenchidos, surgirão na requisição impressa que pode ser levada à oficina e que fica disponível depois desta autorização.

5) No ecrã do processo, clique no botão "Autorizar" (também poderá recusar o processo clicando no botão "Rejeitar. Neste caso, o processo ficará no estado "recusado" e não terá seguimento).


O gestor de manutenção para além de autorizar dispõe também das seguintes funcionalidades:
Alterar o "Tipo de intervenção" e o fornecedor.

Para autorizar um processo como responsável direto ou responsável do centro de custo

Quando o responsável do veículo, na ficha de utilizador, tem ativa a opção de "Dispensa autorização hierárquica", depois do processo ser autorizado pelo gestor de manutenção, o processo fica no estado autorizado. Caso o tipo de serviço não requeira autorização do gestor de manutenção, o processo fica logo autorizado.

Caso não tenha ativa a opção de "Dispensa autorização hierárquica", serão tidos em conta os valores configurados no quadro “Autorizações para o Responsável Direto”, presente no ecrã [Serviço - alterar] acedido pelo menu Configurações > Base de Dados > Serviços > Pesquisar/Criar (o serviço tem de ser do tipo Geral).


Caso o processo necessite de autorização de responsável direto ou de responsável de centro de custo, para autorizar deve:
1) Aceder ao menu Autorizações > Minhas.
2) Clicar na linha do processo que deseja autorizar.

3) No ecrã do processo, clicar no botão "Autorizar". (também poderá recusar o processo clicando no botão "Rejeitar. Neste caso, o processo ficará no estado "recusado" e não terá seguimento).

 


Para autorizar um processo como "super autorizador"
Esta funcionalidade está apenas disponível para utilizadores que estão configurados como "super autorizadores", de modo a que possam desbloquear qualquer processo quando os seus autorizadores não podem autorizá-lo por algum motivo.

1) Aceda ao menu Autorizações > Super Autorizador

2) Clique na linha do processo que deseja autorizar.

3) Se necessário, edite o pedido de manutenção como se fosse gestor de manutenção.

4) No ecrã do processo, clique no botão "Autorizar". (também poderá recusar o processo clicando no botão "Rejeitar. Neste caso, o processo ficará no estado "recusado" e não terá seguimento).


 Ler também:
 Pedido de manutenção - estados