Criar Processos de Manutenção
Publicado por: Carolina Esteves Almeida; Revisto por: Célia Tavares
19/08/2019

A criação dos processos de manutenção pode ser motivada pela receção de um alerta enviado pela aplicação ou independentemente, por vontade ou necessidade do utilizador, que pretende que o veículo vá à manutenção.
Tanto o responsável do veículo (*) como o gestor de veículos e gestor de manutenção podem criar processos de manutenção. O responsável do veículo dispõe, para além do menu "Meus", de links diretos na "homepage" da aplicação (*). O gestor de veículos deve utilizar o menu "Gestão" e tem acesso à funcionalidade de pedir manutenção através da ficha do veículo.

(*) A funcionalidade de criação de processos de manutenção e o respetivo link direto na homepage podem não estar disponíveis ao responsável do veículo se assim for definido nas configurações dos processos de manutenção.

Criar uma manutenção na sequência de um alerta
1) Aceda ao menu Gestão > Veículos > Pesquisar.


2) Pesquise o veículo com alerta e clique na lupa (para pesquisar todos os veículos com alertas, pode expandir a "pesquisa avançada" e assinalar a opção "Alerta de Manutenção").


3) Clique na linha do veículo com alerta. No ecrã dos dados do veículo, clique no botão "Processos".


4) Clique na linha do alerta de manutenção ativo. Se necessário, utilize o filtro de tipos de processo.


5) Está agora no ecrã do alerta de manutenção. Para responder ao alerta, poderá indicar no campo
"Manutenção efetuada" uma das seguintes opções:

• "Não e não existiu processo de manutenção": quando pretende fechar o alerta sem criar um processo de manutenção e não houve qualquer manutenção associada ao alerta.

• "Sim e não existiu processo de manutenção": quando o veículo beneficiou de uma manutenção que não ficou registada no software. Neste caso deverá indicar a data e os quilómetros em que essa manutenção foi efetuada, para reconfigurar as referências dos alertas.

• "Associar processo de manutenção": quando o veículo beneficiou de uma manutenção que ficou registada no software através de um processo de manutenção. Neste caso basta indicar o número desse processo para reconfigurar as referências dos alertas.

• "Criar processo de manutenção": se os alertas estão bem programados, esta deverá ser a opção mais usual, pois permite criar de imediato um processo de manutenção que fica associado ao alerta. Quando o processo de manutenção é fechado, o alerta de manutenção associado será automaticamente fechado.

6) Se desejar, registe observações e clique no botão |Fechar|. Caso tenha optado pela opção "Criar/associar a processo de manutenção", surgirá imediatamente o ecrã de criação do processo de manutenção.



Criar uma manutenção independentemente de alertas de manutenção

Caso não se trate de um fecho de alerta de manutenção com a opção "Criar/associar a processo de manutenção", poderá chegar ao ecrã do pedido de manutenção através do ecrã de dados do veículo:


1) Aceda ao menu Gestão > Veículos > Pesquisar.


2) Pesquise o veículo que deverá ir à manutenção, clique na lupa, e depois na linha correspondente ao veículo para aceder ao ecrã de dados do veículo.


3) Clique no botão "Manutenções" e depois, já no ecrã seguinte, no botão "Pedir Manutenção".


4) Está agora no ecrã de criar manutenção. O primeiro passo é selecionar os serviços de manutenção desejados, clicando no símbolo "+", à direita no primeiro cabeçalho "serviços". Surgirá uma janela onde poderá indicar os serviços pretendidos, fazendo com que o ecrã fique semelhante à imagem abaixo.

5) Selecione e preencha os serviços desejados.


6) Indique o "Tipo" da manutenção. As opções são configuráveis e surgem em relatórios de manutenção para análise estatística.


7) Se desejar que os kms e a data da manutenção reprogramem os alertas de manutenção de veículo, assinale a opção "Referência para alertas de manutenção".


8) Indique o fornecedor em que pretende que a manutenção seja efetuada. Só serão listados os fornecedores configurados (no menu Configuração > Fornecedores) como habilitados para efetuar os serviços indicados. Para ajudar a encontrar o fornecedor dispõe dos filtros "Distrito" e "Concelho" (de preenchimento facultativo).



9) Indique os "Kms" que o veículo apresenta à data, bem como a "Data pretendida" para a manutenção.


10) Clique no botão |Criar|. Deverá surgir uma mensagem azul de sucesso.




Para dar continuidade ao processo
Em função  das configurações dos serviços do processo, este poderá ficar imediatamente autorizado ou ir a autorizar à gestão de manutenção, ou ao responsável direto do responsável do veículo, ou a ambos.

 Ler também:
 Manutenção - alertas