Pedido de manutenção - criar

A criação de pedidos de manutenção pode ser motivada pela receção de um alerta enviado pela aplicação ou independentemente, por vontade ou necessidade do utilizador, que pretende que o veículo vá à manutenção.


Tanto o responsável do veículo (*) como o gestor de veículos e gestor de manutenção podem criar pedidos de manutenção. O responsável do veículo dispõe, para além do menu "Meus", de links diretos na "homepage" da aplicação (*). O gestor de veículos deve utilizar o menu "Gestão" e tem acesso à funcionalidade de pedir manutenção através da ficha do veículo.

(*) A funcionalidade de criação de pedidos de manutenção e o respetivo link direto na homepage podem não estar disponíveis ao responsável do veículo se assim for definido nas configurações dos pedidos de manutenção.


Criar uma manutenção na sequência de um alerta


1) Aceda ao menu Gestão > Veículos > Pesquisar .


2) Pesquise o veículo com alerta e clique na lupa (para pesquisar todos os veículos com alertas, pode expandir a "pesquisa avançada" e assinalar a opção "Alerta de Manutenção").


3) Clique na linha do veículo com alerta. No ecrã dos dados do veículo, clique no botão "Processos".


4) Clique na linha do alerta de manutenção ativo. Se necessário, utilize o filtro de tipos de processo.


5) Está agora no ecrã do alerta de manutenção. Para responder ao alerta, poderá indicar no campo
"Manutenção efetuada" uma das seguintes opções:

• "Não e não existiu processo de manutenção": quando pretende fechar o alerta sem criar um processo de manutenção e não houve qualquer manutenção associada ao alerta.

• "Sim e não existiu processo de manutenção": quando o veículo beneficiou de uma manutenção que não ficou registada no software. Neste caso deverá indicar a data e os quilómetros em que essa manutenção foi efetuada, para reconfigurar as referências dos alertas.

• "Associar processo de manutenção": quando o veículo beneficiou de uma manutenção que ficou registada no software através de um processo de manutenção. Neste caso basta indicar o número desse processo para reconfigurar as referências dos alertas.

• "Criar processo de manutenção": se os alertas estão bem programados, esta deverá ser a opção mais usual, pois permite criar de imediato um processo de manutenção que fica associado ao alerta. Quando o processo de manutenção é fechado, o alerta de manutenção associado será automaticamente fechado.

 

6) Se desejar, registe observações e clique no botão |Fechar|. Caso tenha optado pela opção "Criar/associar a processo de manutenção", surgirá imediatamente o ecrã de criação do processo de manutenção.



Criar uma manutenção independentemente de alertas de manutenção


Caso não se trate de um fecho de alerta de manutenção com a opção "Criar/associar a processo de manutenção", poderá criar um processo de manutenção através do ecrã de dados do veículo:


1) Aceda ao menu Gestão > Veículos > Pesquisar.


2) Pesquise o veículo que deverá ir à manutenção, clique na lupa, e depois na linha correspondente ao veículo para aceder ao ecrã de dados do veículo.


3) Clique no botão |Manutenção| e depois, já no ecrã seguinte, no botão |Pedir Manutenção|.


4) Está agora no ecrã de criar manutenção [Criar Manutenção - Veículo matrícula].


5) Selecione o "Motivo" da intervenção, indique os quilómetros do veículo ("Km atuais") e a data em que pretende que o veículo seja sujeito à manutenção.


6) Depois de selecionar o motivo, deve selecionar os serviços de manutenção desejados, clicando no símbolo , à direita no cabeçalho "Serviços". Surgirá uma janela com os serviços que pode selecionar para o motivo escolhido. Nota: Se o motivo não tiver serviços configurados, ficarão disponíveis todos os serviços do Tipo Geral disponíveis na aplicação.


7) Se os serviços tiverem tarefas de manutenção associados, deverá selecionar a(s) tarefa(s) selcionando o ícone .

 

8) Indique o fornecedor em que pretende que a manutenção seja efetuada. Só serão listados os fornecedores configurados (no menu Configuração > Fornecedores) como habilitados para efetuar os serviços indicados. Para ajudar a encontrar o fornecedor dispõe dos filtros "Distrito" e "Concelho".

Nota: A indicação do fornecedor poderá não ser obrigatória na criação do processo de manutenção.

 

9) Clique no botão |Criar|.

 Ler também:
 Manutenção - alertas