Português Español English Français
EM DESTAQUE

Escrita Digital instala XRP |Formação no CERMI

A Escrita Digital foi escolhida pelo CERMI (Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial) de Cabo Verde para fornecimento da aplicação XRP |Formação, com o objetivo de apoiar formadores e formandos nos seus estudos.

 newsletter   recrutamento   contactos 
RSS
facebook
Linked in
Acesso à Internet
Março 2004
O destaque do ano de 2003, vai para os acessos à internet através de banda larga (cabo e ADSL) que chegaram às 500.000 ligações, o que constitui um aumento de 100% face ao ano anterior.
A taxa de penetração do serviço de acesso à Internet, no 4º trimestre de 2003, atingiu os 69,3%, valor bastante superior ao verificado no final do ano anterior que era de cerca de 49,6%. Salienta-se o facto da taxa ser calculada com base no total de clientes do serviço, independentemente do tipo de acesso utilizado.
Tabela 1 - Evolução das taxas de penetração do serviço de acesso à Internet

O número de clientes do serviço de acesso à Internet em Portugal, no final de 2003 era de cerca de 7.211 milhares de clientes, correspondendo a um crescimento de aproximadamente 39,6% face ao final do ano anterior. O número de clientes pela modalidade de acesso Dial up apresentou um crescimento de cerca de 36,8% do número de clientes face ao final de 2002, representando 93% do total de clientes do serviço. Ao nível do serviço de acesso à Internet de banda larga, as modalidades de acesso por cabo (modem por cabo) e ADSL, contaram no seu conjunto, com cerca de 500 mil clientes, correspondendo a um crescimento de cerca de 18,2% face ao trimestre anterior e a uma subida de 92,7% face ao trimestre homólogo do ano anterior. De referir que cerca de 6,9% do total de clientes acederam à Internet por acessos de banda larga (modem por cabo e ADSL). O acesso à Internet oferecido através de redes de distribuição por cabo contou com mais de 315 mil clientes no final do período em análise, representando um crescimento de cerca de 12,6% face ao trimestre anterior. Cerca de 63,1% do total de clientes de banda larga utilizaram o acesso à Internet por cabo. Ainda ao nível de banda larga, o acesso ADSL apresentou um crescimento de cerca de 29,4% face ao trimestre anterior, contando com cerca de 184 mil clientes. Este tipo de acesso representava, no final do ano, cerca de 36,9% do total de clientes de banda larga.
Tabela 2 - Evolução do número de clientes
O relatório completo pode ser consultado no site da Anacom.
 

Partilhar |
Ajouter aux Favoris Imprimir Home style= Voltar
 política de privacidade  |  ficha técnica   copyright Escrita Digital, S.A. 2002