Português Español English Français
EM DESTAQUE

Escrita Digital instala XRP |Formação no CERMI

A Escrita Digital foi escolhida pelo CERMI (Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial) de Cabo Verde para fornecimento da aplicação XRP |Formação, com o objetivo de apoiar formadores e formandos nos seus estudos.

 newsletter   recrutamento   contactos 
RSS
facebook
Linked in
O Portal do Colaborador em destaque na Human
Janeiro 2012

O número de janeiro da revista Human conta com uma crónica do diretor-geral da Escrita Digital, Tomé Alexandre Gil, onde apresenta o Portal do Colaborador, uma ferramenta de excelência para o apoio à gestão de recursos humanos e à gestão do conhecimento. O artigo apresenta os argumentos pelos quais a Escrita Digital acredita e desenvolve software para esta ferramenta.

No seguimento, encontra o artigo completo.
«Na Escrita Digital, acreditamos nas tecnologias de informação (TI) e, em particular, no seu potencial como ferramenta de apoio à gestão de recursos humanos. Julgamos que, nos nossos dias, em que a gestão de qualquer organização se torna diariamente mais complexa e em que a informação com que lidamos cresce exponencialmente, não é possível uma boa gestão de recursos humanos sem tecnologias que nos permitam automatizar tarefas burocráticas e sem valor acrescentado, e tratar, organizar e consolidar a informação de que necessitamos para as tomadas de decisão.

De entre as ferramentas informáticas que mais valor trouxeram para a gestão dos recursos humanos e onde os resultados são mais percetíveis, o portal corporativo é a nossa eleita, pois permite ganhos de produtividade a par de reduções significativas de custos, e contribui decisivamente para aumentar a coesão da organização e fixar o conhecimento.

A disponibilização dos recibos de vencimento e de outras declarações através do portal, a introdução de mecanismos para que o colaborador possa atualizar a sua informação on-line (por exemplo, mudanças de NIB ou situação fiscal) ou a disponibilização de uma agenda de contactos interna sempre atual são tarefas essenciais, mas onerosas, burocráticas, onde o investimento num portal permite um retorno imediato e percetível, pois simplifica-as, evita custos e remove tarefas sem valor acrescentado (por exemplo, levar uma cópia do bilhete de identidade ao departamento de recursos humanos).

Contudo, em nossa opinião, é no reforço da coesão organizacional e na partilha de conhecimento que o portal, de uma forma mais subtil, é certo, pode trazer mais-valias inesperadas à organização e fazer a diferença. Levar informação sobre a vida da organização a todos os colaboradores, partilhar informação e experiências, construir bibliotecas com o conhecimento próprio da organização, eis algo que todos procuramos nas nossas empresas, em particular naquelas onde o conhecimento é o principal ativo.

Acresce que, atualmente, o trabalho e a aprendizagem têm de acontecer simultaneamente, porque tudo sucede muito depressa (um minuto exige mais capacidade de processamento de informação do que um minuto há uns anos). Quando um problema surge, ter informação disponível e poder ver o que outros fizeram em situações semelhantes ajuda a escolher o caminho e é a melhor forma de aprender após termos feito uma aprendizagem formal. E, nos nossos dias, precisamos de aprender enquanto trabalhamos.

O portal corporativo, combinando ferramentas de que necessitamos no uso diário (o que nos obriga utilizá-lo com frequência) com ferramentas de organização e partilha de conhecimento, permite que cada colaborador, muitas vezes sem se aperceber, encontre respostas para problemas concretos e aprenda, contribuindo para que se sinta integrado numa comunidade. Com o tempo, o portal permite aos que vão chegando terem acesso a uma enciclopédia da empresa e, à empresa, ter um património que tornará certamente a sua vida mais longa.

Na Escrita Digital, desde 2005 que nos dedicamos a construir portais corporativos e a fornecer ferramentas para esses mesmos portais. Reconhecemos que a maior parte dos portais que construímos está mais vocacionada para a resolução de problemas administrativos, mas tal só nos entusiasma a mantermo-nos focados no que fazemos, pois acreditamos que ainda há muito a fazer, visto que, à medida que as organizações forem resolvendo problemas administrativos, irão descobrir que os portais corporativos ainda têm muito a revelar.»
Gil, T. A. (Janeiro, 2012). «O Portal do Colaborador». in Human n.º 36 (p. 34).

Tomé Alexandre Gil
tome.gil@escritadigital.pt
 
Documentos associados:   Escrita Digital - Portal do Colaborador, Janeiro 2012
Ler também:   XRP |Portal do Colaborador
   

Partilhar |
Ajouter aux Favoris Imprimir Home style= Voltar
 política de privacidade  |  ficha técnica   copyright Escrita Digital, S.A. 2002