Português Español English Français
EM DESTAQUE

Escrita Digital instala XRP |Formação no CERMI

A Escrita Digital foi escolhida pelo CERMI (Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial) de Cabo Verde para fornecimento da aplicação XRP |Formação, com o objetivo de apoiar formadores e formandos nos seus estudos.

 newsletter   recrutamento   contactos 
RSS
facebook
Linked in
PlanetAzul – O portal de Ambiente e sustentabilidade
Novembro 2009
Dirigido em primeiro lugar ao público generalista, mas também às empresas e instituições, o portal Planetazul é um projecto do Grupo About Media, já responsável pela publicação dos jornais Água & Ambiente e Arquitecturas e do portal AmbienteOnline. O objectivo passa por promover o encontro entre os novos tipos de procura e oferta sustentáveis e, desta forma, justifica a directora executiva do grupo, Teresa Duarte Neves, ajudar a sociedade a “adoptar, repetida e sustentadamente, comportamentos mais amigos do Ambiente”.

Nesse sentido, esta ferramenta disponibiliza informação sobre as temáticas ambientais mais recentes e pertinentes (a nível local, nacional e global), e oferece orientações sobre escolhas de consumo sustentável e conselhos sobre práticas de ecoeficiência e ecopoupança.

De igual modo, o Planetazul funciona como plataforma de comunicação e promoção das empresas e dos organismos públicos, que, segundo Teresa Duarte Neves, terão “um espaço único de divulgação da sua obra, das suas preocupações, dos seus projectos, dos seus produtos, em matéria de Ambiente e sustentabilidade”. E poderão fazê-lo em duas vertentes, “por um lado, permitir-lhes-á comunicar com todo o mercado empresarial e da própria administração; por outro, vai estabelecer uma interface com a população em geral, criando uma oportunidade privilegiada de promover, tanto os seus produtos e serviços, quanto a sua própria imagem”, explica a responsável.


Aposta na inovação
A iniciativa, além de constituir, em si mesma, “uma medida de responsabilidade social”, reflecte, também, uma forte aposta na inovação, no que respeita a este género de portais web.

Embora a actual oferta de informação ambiental seja crescente, é também “cada vez mais dispersa e, por isso, muito pouco eficaz”, aponta Teresa Duarte Neves. “Por outro lado, a abordagem da informação, nas vertentes lúdica, utilitária, orientada para o consumo, é muito escassa, quase nula. O Planetazul preencherá estes dois vazios”, sublinha. É nesse sentido que o portal Planetazul, através de uma interface apelativa e intuitiva, integra uma inédita estrutura subdividida em diversas secções: canais temáticos, componente informativa, directórios, componente lúdica e lifestyle, espaço público, espaço infantil e juvenil, e outros. “É uma iniciativa que possibilita às populações o acesso facilitado, cómodo e lúdico a uma informação diversificada e completa sobre estas questões”, afirma, concluindo que “assim, promove comportamentos sustentáveis que comprometem, cada vez menos, a qualidade de vida das gerações futuras”.

A informação é actualizada, diariamente, por uma redacção própria e o investimento na inovação revela-se, também, na abordagem que vai ao encontro das necessidades identificadas no público-alvo, cada vez mais interessado e exigente.

“A temática do Ambiente e da sustentabilidade é, claramente, uma questão que é já é do interesse de todos”, salienta Teresa Duarte Neves. “Hoje, há consciência colectiva de que urge concretizar a mudança nesta matéria sob pena de comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, já corresponde uma consciência individual de que essa mudança não poderá depender só da vontade política mas, também, da vontade e do compromisso de todos e de cada um.”

Dê uma espreita, basta seguir o link www.planetazul.pt
 
Ler também:   edPortal |Gestor de conteúdos
edPortal sites públicos
edPortal – portefólio web (sites on-line)
   

Partilhar |
Ajouter aux Favoris Imprimir Home style= Voltar
 política de privacidade  |  ficha técnica   copyright Escrita Digital, S.A. 2002