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NOTAS TÉCNICAS

XRP |Gestão de Frota
IFRS 16 - funcionalidades disponíveis


  Home
Um projeto de gestão de carreiras.
COMO FAZER?
Assunto:
Projeto de gestão de carreiras
Esta ficha resume como é possível implementar um projeto de gestão dos recursos humanos com base nos conceitos de carreira e funções, utilizando a aplicação XRP |Gestão por Competências.
Descrição do projeto

Sucintamente, o projeto tem as seguintes características:
  1. Todos os postos de trabalho na empresa são associados a funções;
  2. A função descreve requisitos, responsabilidades, qualificações requeridas e competências necessárias para o bom desempenho da função, com indicação dos níveis de proficiência;
  3. Cada colaborador conhece a sua função;
  4. Cada colaborador tem informação sobre as funções a que poderá ascender e os requisitos que terá de ter (competências, formação, experiência);
  5. Periodicamente, são avaliadas as competências do colaborador e é-lhe dado conhecimento da avaliação, de modo a que possa comparar as suas competências com as requeridas nas funções em que está interessado;
  6. É possível apresentar ao colaborador as suas "funções naturais" face às competências manifestadas e às preferências da organização;
  7. A organização dispõe de um motor de busca que permite descobrir os colaboradores mais adequados a cada função, utilizando a informação das competências.
Aplicações XRP:

• Gestão por Competências
    Implementação
    Utilizando a aplicação XRP |Gestão por Competências.
    1. Construir o template de função.
      A aplicação já inclui, de base, um template para a função com os seguintes campos: descrição da função, principais responsabilidades e qualificações requeridas, bem como a respetiva impressão em PDF;
    2. Associar à função as competências respetivas e os níveis de referência.
      O que se faz na base de dados de funções;
    3. Associar a função ao colaborador.
      Aqui, há a opção de enviar um processo de protocolo para que o colaborador tome conhecimento. Em qualquer momento, pode ser invocada esta funcionalidade. O registo de quando o colaborador tomou conhecimento da função fica guardado;
    4. Avaliar periodicamente as competências.
      Para o que a aplicação dispõe do processo de análise de competências;
    5. Associar um conjunto de funções numa carreira.
      Com esta funcionalidade, pode apresentar ao colaborador algumas perspetivas de evolução profissional e os requisitos que lhe estão associados. Para poder mostrar ao colaborador, basta criar a carreira. Uma carreira é constituída por um grupo de funções ordenadas;
    6. Utilizar os relatórios que informam quais as lacunas em termos de competências.
      Atualmente, temos disponíveis os seguintes relatórios:
      • Relatório de competências para um processo;
      • Relatório de lacunas que pode ser pedido em qualquer momento e que integra, para além da informação recolhida com os processos de análise de competências, informação oriunda da aplicação XRP |Gestão da Formação, no caso de o cliente a usar para gerir a formação.
    Publicado
    em:
    22 de setembro de 2011
    Por: Tomé Gil
    (tome.gil@escritadigital.pt)


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    Web www.escritadigital.pt

    xrprh.info@escritadigital.pt
    Principais benefícios
    • O colaborador passa a conhecer a sua função, as suas responsabilidades e os requisitos necessários. Passa a dispor de informação sobre as competências que deve desenvolver e as funções a que pode aceder;
    • A organização passa a conhecer melhor as competências dos seus colaboradores, os pontos fracos e os pontos fortes, bem como as necessidades de desenvolvimento e formação.

    Contacte-nos para saber mais sobre a família de aplicações XRP.
     
    Documentos associados:   Como fazer - Gestao de Carreiras.pdf
    Ler também:   XRP |GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
       

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