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NEWSLETTER - JANEIRO DE 2017
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Caros Mutualistas e Parceiros,
Nesta primeira Newsletter de 2017 destacamos em primeiro lugar o lançamento da nova Linha Capitalizar, com uma dotação de 1,6 mil Milhões de euros para financiamento às empresas, através de diferentes modalidades, desde plafonds de crédito para Tesouraria, passando pelo Financiamento de Médio e Longo Prazo para Fundo Maneio, até ao Financiamento ao Investimento, com prazos até 10 anos, podendo o investimento ter apoio especifico se associado a um projeto de incentivos Portugal 2020.
Consideramos esta nova linha muito completa, cobrindo a maior parte das necessidades de financiamento das empresas, podendo estas ser ou não exportadoras, sendo também uma linha complementar a outras linhas em que intervimos que já estão em vigor, das quais destacamos a linha de financiamento IFD Garantia Mútua e a linha de garantias para adiantamento de incentivos Portugal 2020. Ao todo, as linhas Capitalizar, IFD Garantia Mútua e Garantias Portugal 2020, totalizam o maior montante de financiamento bonificado disponível para as empresas dos últimos anos, num total de mais de 3 mil milhões de euros de dotação conjunta para financiamento.
Destacamos ainda o sucesso do nosso 2º Ciclo Bianual de Fóruns regionais de clientes. Ao todo no final de 2016, juntámos aproximadamente 1000 empresários e parceiros, numa média superior a 300 presentes por evento, nos fóruns de clientes realizados em Santarém, Leiria e Coimbra, sob o tema “Criação de Valor para as PME”.
A todos os nossos Clientes, Empresários e Parceiros presentes, o nosso muito obrigado pelo reconhecimento do nosso trabalho, pela iniciativa demonstrada e pelos variados e ricos contributos deixados, sendo a partilha de boas práticas, de casos de sucesso e a recolha de contributos, o principal objetivo destes encontros de empresas que continuaremos a organizar.
Em 2017 realizaremos os Fóruns de Clientes de Castelo Branco e Portalegre, e dos Açores.
Por fim, fazemos votos de um excelente 2017 para os nossos Clientes e Parceiros, com muito trabalho e bons negócios.
Pedro Seabra Presidente da Comissão Executiva
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NOVA LINHA DE CRÉDITO CAPITALIZAR
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A partir de 1 de fevereiro de 2017 irá estar disponível a Linha de Crédito Capitalizar, com uma dotação global de 1.600 milhões de euros.
Operações Elegíveis
São elegíveis operações de financiamento destinadas a investimento novo em ativos fixos corpóreos ou incorpóreos, à aquisição de partes sociais de empresas que complementem a atividade, a necessidades de fundo de maneio ou de tesouraria das empresas.
Operações não Elegíveis
- Operações que se destinem à reestruturação financeira e/ou impliquem a consolidação de crédito vivo;
- Operações para a aquisição de viaturas e bens em estado de uso;
- Operações destinadas a liquidar ou substituir de forma direta ou indireta, ainda que em condições diversas, financiamentos anteriormente acordados com o Banco.
Na tabela abaixo destacamos as principais características desta Linha:

Para mais informações, consulte o nosso Website ou qualquer Agência da Garval.
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BALANÇO 2016
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Em 2016 foram lançadas duas linhas de crédito, a LINHA DE CRÉDITO COM GARANTIA MÚTUA IFD 2016-2020 e a LINHA DE GARANTIAS PARA LEVANTAMENTO DE INCENTIVOS - PORTUGAL 2020.

A Garval concluiu em Dezembro de 2016 mais um ciclo de Fóruns de Clientes, sob o tema CRIAÇÃO DE VALOR NAS PME, com sessões realizadas em Santarém, Leiria e Coimbra.
No seu conjunto, os três eventos contaram com mais de 1000 participantes, entre empresários, representantes de instituições de crédito e outros parceiros de negócio, que contribuíram para um importante espaço de debate sobre o tema em análise.
A segunda edição dos Fóruns de Clientes da Garval terminará durante o ano de 2017, com a realização de mais dois eventos: em Castelo Branco/Portalegre e Ponta Delgada, Açores.
Nos diferentes fóruns, estiveram presentes como oradores altos representantes e gestores de empresas e grupos de média dimensão, com operações de exportação e internacionalização consolidadas, a atuar em setores variados desde a indústria Química, passando pela Farmacêutica, até à indústria dos Moldes. Foram ainda oradores gestores de Pequenas e Médias Empresas, na sua maioria PME líder ou Excelência distinguidas pelo IAPMEI, também dos setores mais variados, exportadoras ou não exportadoras.

Apresentamos abaixo os principais resultados dos inquéritos de satisfação realizados nos 3 Fóruns:

Principais sugestões recolhidas no inquérito de satisfação:

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OUTRAS NOTÍCIAS DE 2016 | INAUGURAÇÃO AGÊNCIA DOS AÇORES EM PONTA DELGADA
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A Garval atua nesta região desde 2003 e com o objetivo de estar mais próxima das empresas, em maio de 2016 inauguramos a Agência dos Açores. Atendemos que o nosso principal contributo será a proximidade e o conhecimento que temos das necessidades das empresas.

OUTRAS NOTÍCIAS DE 2016 | EVENTOS E FEIRAS | PRESENÇA GARVAL
A Garval marcou presença na FEIRA LAR CAMPO MAR EM PONTA DELGADA entre os dias 29 de abril a 5 de maio. Uma feira multissetorial que se destaca como sendo o maior evento do género a realizar-se nos Açores e está direcionada para todos os setores económicos.
Sendo já uma presença histórica, o ano de 2016 não podia ser exceção, participámos na 53ª FEIRA NACIONAL DA AGRICULTURA/ 63ª FEIRA DO RIBATEJO E 27ª FEIRA EMPRESARIAL DA REGIÃO DO RIBATEJO (CNEMA).

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RESUMO DA ATIVIDADE DA GARVAL | DEZEMBRO 2016
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Desde o início da sua atividade em 2002, e até 31 de dezembro de 2016, a Garval emitiu mais de 41 825 garantias, num valor global de garantias emitidas que já supera os 2 300 milhões de euros.
Crescemos mais de 2,6% face a 2015 em montante de garantias emitidas, num total próximo dos 257 milhões de euros, mantivemos apoio a mais de 403 836 empregos, distribuídos por mais de 18 663 empresas apoiadas. Como corolário do bom desempenho das empresas e do crescimento sustentado do crédito, baixámos a nossa taxa de sinistralidade (garantias executadas) em mais de 40% em 2 anos.
Neste quadro apresentamos os valores acumulados da Garval até final de dezembro de 2016.

Em 2016 foram efetuadas 3.089 reuniões, pelas nossas equipas Comercial e de Recuperação de Crédito, em bancos e empresas. Estes números refletem o nosso acompanhamento continuo às empresas e bancos, sem aumento da nossa equipa comercial no período.

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OFERTA GLOBAL
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INFORMAÇÃO
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Em 2016 nasceram 37 mil novas empresas em Portugal A palavra empreendedorismo voltou a conjugar-se com grande afinco em 2016. Segundo dados avançados pelo barómetro da Informa D&B, que analisa a dinâmica de nascimentos, encerramentos e insolvências do tecido empresarial, bem como o comportamento de pagamentos das empresas, Portugal registou o nascimento de 37 mil novas empresas só no ano passado. (Fonte: Informa D&B)
Comissão Europeia incentiva Empresas em fase de arranque na Europa A Comissão Europeia lança a Start-up and Scale-up, destinada às empresas em fase de arranque e em expansão. Esta iniciativa visa dar aos muitos empresários inovadores da Europa todas as oportunidades para se tornarem empresas de marca mundial. (Fonte: Portugal 2020)
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RESPONSABILIDADE SOCIAL | APOIAMOS CAUSAS SOCIAIS
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A Garval tem vindo a apoiar causas sociais, atribuindo donativos a projetos específicos de várias organizações de Solidariedade Social locais.
SANTARÉM • Centro Social da Freguesia de Moçarria
LEIRIA • APPC – Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral
COIMBRA • ARCIL - Associação Para A Recuperação De Cidadãos Inadaptados da Lousã
AÇORES • Casa do Povo de Arrifes
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CASO DE SUCESSO | VITÓRIA DE SOBRAL S.A.
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As empresas Vitória de SobraL S.A., Artesacris S.A. e O Sino S.A. representam um conjunto de empresas de cariz familiar, pertencentes aos mesmos acionistas e/ou seus descendentes.
A Vitória de Sobral – Artigos Religiosos S.A., fundada em 1961, é detentora de um dos maiores espaços comerciais de artigos religiosos e regionais em Fátima, o “Centro Comercial Fátima”. A empresa tem como missão a comercialização de uma vasta diversidade de artigos, para que os turistas que nos visitem tenham acesso, num único local, ao produto religioso ou regional que desejam. A empresa tem vindo a crescer essencialmente graças à evolução positiva do setor do turismo e à diversificação dos artigos comercializados.
A Artesacris – Artigos Religiosos de Fátima S.A., fundada em 2000, está vocacionada para a produção e restauro de artigos religiosos e de arte sacra. A empresa detém um dos maiores estabelecimentos de artigos religiosos e arte sacra a nível internacional, a “Paramentaria de Fátima”, o que aliado a uma shop online, a uma fábrica e a profissionais especializados, permite realizar a sua missão, a satisfação de qualquer pedido de arte sacra em todo o mundo.
Constituída em 1995, O Sino – Exploração de Restaurantes e Hotéis, S.A. explora o “Restaurante Self-service O Sino”, é detentora de um hotel 4****, “Áurea Fátima Hotel - Congress & Spa” e de um hotel 2**, “Travel Hotel”, ambos a abrir em 2017 e estrategicamente localizados nas imediações do Santuário de Fátima.
Desta forma, as atividades desempenhadas pelas empresas complementam-se mutuamente, sendo que, a Vitória de Sobral S.A. continua a representar a empresa com maior predominância.
Esta informação teve o acordo da empresa. Para mais informação consulte: www.artesacris.com
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CASO DE SUCESSO | HOTÉIS DONA INÊS
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A empresa Hotéis Dona Inês, Lda é a proprietária e gestora do Hotel Dona Inês, um dos mais conceituados de Coimbra, cujo nome está associado a essa romântica personagem da história portuguesa. O hotel nasceu num terreno comprado em 1988 por Cristóvão Belfo, um bancário com 25 anos de experiência. Era nessa altura composto por 84 quartos e diversos espaços polivalentes para eventos e abriu as suas portas a 11 de Novembro de 1992. Em 1993 inaugura um restaurante e um bar num espaço contíguo e passa a fornecer serviços de alimentação e bebidas, não só aos hóspedes, mas também a outros clientes da cidade.
Em 2002 inicia uma ampliação e remodelação que consolidará o quarteirão onde se insere, passando a ter 122 modernos quartos e outras valências como novo bar, piscina, health club, SPA, sauna, jacuzzi e novos espaços para eventos. O projeto, realizado por fases, foi maioritariamente concluído em 2010. Em 2014 remodelou os espaços do seu Centro de Congressos e Eventos, resultado da aposta no mercado MECI (Meetings, Incentives, Conferencing & Exhibitions). Atualmente, este hotel é dos que tem mais procura na região para este tipo de serviços.
A empresa, enquadrada num grupo económico familiar onde se inclui ainda o Hotel NH Collection Porto Batalha, afirma-se como um caso de sucesso, fruto do seu quadro de colaboradores, das suas modernas e versáteis instalações e da sua solidez financeira, para a qual a Garval contribui significativamente. Desde a sua abertura que tem ganho diversos prémios, designadamente PME Excelência, PME Líder, e, acima de tudo, o prémio do reconhecimento dos clientes relativamente ao seu excelente nível de oferta. Segundo a opinião dos viajantes da rede social TripAdvisor, o hotel encontra-se no pódio dos melhores de Coimbra em 2017, num total de 21 unidades hoteleiras.
Esta informação teve o acordo da empresa. Para mais informação consulte: www.donaines.pt
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