Newsletter | 1 de Agosto de 2016
 
 
NEWSLETTER – AGOSTO DE 2016

Caros Mutualistas e Parceiros,

Nesta Newsletter de Agosto, começo por assinalar a abertura de mais uma agência da Garval, desta feita nos Açores, no centro de Ponta Delgada.

A Garval já apoiava as empresas do arquipélago dos Açores desde 2006, apoio que se intensificou com a celebração de protocolos de crédito bonificado a empresas com o Governo Regional a partir de 2009, que nos permitiram atingir taxas de penetração relevantes na região em número de empresas apoiadas, segundo estudo da Informa DB atualmente em 11,7% no segmento de micro empresas, em 39% no segmento de pequenas empresas, e em 55% no segmento de médias empresas.

São números relevantes, que atualmente correspondem a uma carteira viva de garantias superior a 40 milhões de euros, distribuídos por perto de 2000 empresas, números e relação com o mercado que queremos potenciar no arquipélago dos Açores através da nossa presença, fomentando a proximidade com as empresas e a mediação da relação destas com os Bancos presentes na região.

Destacamos também mais um encontro europeu de Sistemas de Garantia decorrido este ano no Porto, e o encontro mundial de líderes de sistemas de garantias, organizados pelo Sistema Nacional de Garantia Mútua, com grande sucesso, com a presença da maior parte dos responsáveis pelos sistemas de garantias na Europa, responsáveis de sistemas de garantias de todo mundo convidados, e de peritos e altos responsáveis da Comissão Europeia, BEI, FEI, Organismos do Banco Mundial e BERD.

Neste evento ficou mais uma vez demonstrada a importância dos sistemas de garantias no apoio às Micro e PMEs no acesso ao crédito, a nível nacional, Europeu e Mundial, com vários exemplos dos relevantes impactos dos diferentes sistemas de garantias no apoio a PMEs em todo o Mundo.

Votos de bons negócios.

Pedro Seabra
Presidente da Comissão Executiva da Garval

 
 
 
INSTITUIÇÕES DE GARANTIA MÚTUA DE TODO O MUNDO REÚNEM-SE NO PORTO

Três centenas de líderes e responsáveis de instituições de garantia de crédito para Pequenas e Médias Empresas (PME) da Europa, América, África e Ásia reuniram-se em Portugal, na cidade do Porto, entre 22 e 24 de Junho, para acolher a Conferência Anual da Associação Europeia de Garantia Mútua e o Fórum Global dos Líderes de Entidades de Garantia de Crédito para PME.

As respostas deste tipo de instituições à sucessão nos negócios familiares e à criação de uma rede global de prestadores de garantias foram os assuntos que marcaram a agenda dos eventos, e em que participaram também peritos da Comissão Europeia ligados à Direção-Geral para o Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME (DG Grow) e ao programa COSME, responsáveis de organismos multilaterais, de institutos públicos congéneres do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação como o norte-americano SBA, e de Instituições de financiamento para o desenvolvimento de empresas, como o japonês JFC.

A organização foi confiada, no ano passado, ao Sistema Nacional de Garantia Mútua pela Associação Europeia de Garantia Mútua, cuja assembleia geral anual teve lugar no primeiro dia do encontro. Os representantes das 42 organizações filiadas (de 21 dos 28 estados-membros da UE, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Rússia e Turquia) fizeram a apreciação do trabalho associativo desenvolvido no último ano e debateram, com o contributo de peritos da Comissão Europeia, do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Fundo Europeu de Investimento (FEI) e do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BERD) a utilização dos diferentes instrumentos financeiros que Bruxelas disponibiliza às empresas, nomeadamente para efeitos do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, mais conhecido como Plano Juncker.



 
 
 
 
INAUGURAÇÃO AGÊNCIA GARVAL – AÇORES

Foi no passado dia 18 de maio, que a Garval abriu mais uma agência, situada em Ponta Delgada - Açores, no Largo da Matriz. A inauguração contou com ilustres convidados desde o Governo, representes dos parceiros da Banca e empresas, todos estiveram presentes para assinalar mais uma etapa da Garval e da garantia mútua no apoio e na procura de proximidade às PMEs, conquistada com o mérito principal dos empresários e das empresas a justificar a nossa presença, dos parceiros financeiros e da equipa da Garval, que desde 2006 ainda que à distância presta um serviço reconhecido às empresas da região.

Desde 2006 que a Garval tem vindo a apoiar empresas da Região Autónoma dos Açores, o que se traduz num total de investimento de 150 milhões de euros apoiados, distribuído por perto de 2000 empresas, que mantiveram mais de 20 mil postos de trabalho. Atualmente a Garval, no arquipélago, no que compete ao envolvimento vivo, tem um número próximo de 1000 empresas com envolvimento vivo, com uma distribuição que está entre mais de 60% de empresas em São Miguel, perto de 20% na ilha Terceira e o remanescente distribuído pelas restantes ilhas.

Com a nova agência dos Açores, a Garval pretende solidificar as relações que tem vindo a construir com os seus Clientes, Parceiros Bancos, Governo Regional e restantes agentes de mercado na região.

Venha conhecer as nossas instalações e garantimos que as suas ideias sairão do papel!



 
 
 
RESUMO DA ATIVIDADE DA GARVAL | JUNHO 2016

Desde o início da sua atividade em 2002, e até 30 de junho de 2016, a Garval emitiu mais de 40 000 garantias, num valor global de garantias emitidas que já supera os 2 mil milhões de euros.

Estas garantias permitiram a cerca de 18 341 empresas obterem financiamentos superiores a 5 685 milhões de euros junto do sistema financeiro, para concretizarem investimentos de mais de 5 698 milhões de euros e criarem ou manterem mais de 385 879 postos de trabalho. Atualmente a carteira de garantias vivas ronda um valor próximo de 654 milhões de euros e cerca de 9 840 empresas, distribuídas pelos Distritos de Santarém, Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Região Autónoma dos Açores.

Neste quadro apresentamos os valores acumulados de atividade da Garval até final de junho de 2016.



 
 
 
 
NOVA LINHA DE ADIANTAMENTO DE INCENTIVOS – PORTUGAL 2020

Está disponível desde o dia 23 de Maio, uma nova Linha de Adiantamentos de Incentivos: Garantia Mútua - Portugal 2020, com uma dotação global de 500 milhões de euros. Esta linha permite às empresas dispor de um mecanismo de garantias, através do Sistema Nacional de Garantia Mútua, para levantamento dos incentivos que tenham sido aprovados no âmbito dos programas de apoio ao investimento do “Portugal 2020”.



Para mais informações consulte o nosso Website ou qualquer Agência da Garval.

 
 
 
NOVA LINHA DE CRÉDITO COM GARANTIA MÚTUA IFD 2016-2020

No seguimento da notícia anterior, ainda no passado dia 14 de Julho, foi também protocolada uma nova Linha de Crédito com Garantia Mútua IFD 2016-2020.

Enquadrada no Programa Capitalizar, com uma dotação global de 1 000 milhões de euros, pretende promover o apoio ao financiamento de PME com projetos de reforço da capacitação empresarial para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, ou com inovações ao nível de processos ou produtos.

Esta nova Linha de Crédito visa também assegurar a continuidade e reforço das linhas de crédito já existentes, permitindo melhores condições de financiamento disponível às PME, nomeadamente através da redução do custo associado e do aumento dos limites máximos de financiamento por operação.

Brevemente será anunciada a data a data a partir da qual podem ser enquadradas operações na linha Garantia Mútua IFD 2016-2020.



Para mais informações, por favor consulte o Documento de Divulgação

 
 
 
 
APROVADO O PROGRAMA CAPITALIZAR EMPRESAS

O Governo aprovou, no passado dia 14 de julho, a criação do Programa Capitalizar que inclui 64 medidas para melhorar as condições em que as Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME) financiam os seus projetos e a sua atividade.

Trata-se de um programa estratégico de apoio à capitalização das empresas, à retoma do investimento e ao relançamento da economia.

Para mais informações, pode consultar: GOVERNO DE PORTUGAL.

 
 
 
OFERTA GLOBAL



Para mais informações consulte o nosso Website onde encontrará todos os detalhes de cada produto, bem como as principais condições das linhas.

 
 
 
 
53ª FEIRA NACIONAL DA AGRICULTURA/ 63ª FEIRA DO RIBATEJO E 27ª FEIRA EMPRESARIAL DA REGIÃO DO RIBATEJO - SANTARÉM

Decorreu nos dias 4 a 12 de junho de 2016 a 53ª Feira Nacional de Agricultura/ 63ª Feira do Ribatejo, com a temática “Fruta Portuguesa”, no Centro Nacional de Exposições (CNEMA) em Santarém.

Integrada na Feira Nacional da Agricultura, decorreu em simultâneo mais uma edição da FERSANT - Feira Empresarial da Região de Santarém, sendo que mais uma vez a Garval marcou a sua presença.

Esta edição contou a com a presença de mais de 180 mil visitantes e mais de mil expositores presentes nos cerca de 40 hectares do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, a FNA privilegia o contacto dos produtores com os consumidores.



 
 
 
FEIRA LAR, CAMPO E MAR – PONTA DELGADA

Decorreu do passado dia 29 de abril a 5 de maio, no recinto das Portas do Mar, mais uma edição da habitual Feira Lar Campo e Mar, organizado pela Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Açores.

Pela primeira vez a Garval participou neste certame que permitiu a dinamização dos produtos e serviços junto dos participantes.



 
 
 
 
CASO DE SUCESSO | RPM

Criada há 9 anos, a RPM teve por base a orientação para o setor de obras Publicas, desempenhando a função de subempreiteiro de especialidades, dependendo quase a 100 % deste setor.

Desde então até 2010, a empresa manteve este setor como mercado alvo, alargando o seu Core Business para mais especialidades, nomeadamente pavimentos, carpintarias, tetos, soluções de divisórias, entre outras. Em 2010, a nossa dependência do sector de obra pública já tinha passado para cerca de 70%, tendo vindo a ganhar algumas obras no sector privado, onde desempenhava uma função de empreiteiro de especialidades.

Em 2010, a RPM assumiu-se como especialista em remodelações e a procura de mercado nesta área passou a ser uma prioridade para nós.

Lançámos uma campanha de Marketing de reconhecimento de marca e de afirmação junto de um setor onde a RPM era muito pouco reconhecida. O crescimento em obras particulares, quer do mercado empresarial, quer do habitacional, foi uma realidade, não tendo com isso diminuído nem o valor de faturação nem outros indicadores, antes pelo contrário.

Em 2012, a empresa acelera a sua afirmação na reabilitação urbana e no sector particular empresarial. No decorrer do referido ano passa também por uma reestruturação interna, com a criação de um Gabinete de Desenvolvimento e Engenharia.

No final de 2012 e até à data, temos como estratégia de afirmação dois nichos de mercado, um deles a Reabilitação urbana, que foi o “motor” da nossa atividade e a criação de um conceito novo de habitação – HABIT A+

A relação existente com a GARVAL permitiu à empresa consolidar o seu trajeto empresarial, aumentando o seu grau de confiança junto do setor financeiro numa altura em que o setor da construção civil é visto como um setor de alto risco para esta área. Esta relação vem comprovar a confiança que existe do mercado em geral e do setor financeiro em particular.

Missão :
Mercado Empresarial: “Ser o parceiro, garantindo Know-how, inovação e especialização nos trabalhos executados.”
Mercado Residencial: “Corresponder às exigências e expetativas de quem constrói o projeto da sua vida".

Esta informação teve o acordo da empresa. Para mais informação consulte: www.rpmconstrucoes.com.

 
 
 
CASO DE SUCESSO | SUSIARTE

A SUSIARTE, de índole familiar, nasce em Dezembro de 1982 com o intuito de comercializar móveis e artigos decorativos, numa loja fora das artérias com comércio e com um horário alargado, 7 dias por semana, com um capital inicial inferior a 8 salários mínimos.

Em 1985, inaugura uma loja, construída de raiz, com cerca de 1700m2 de área de exposição, para em 1987 passar a contar com apoio de um armazém com 1800m2, para as vendas a público e as de revenda, entretanto iniciadas, em várias ilhas dos Açores.

No ano de 2002, estende a sua actividade distribuidora ao Arquipélago da Madeira e inicia uma pequena actividade de revenda em Portugal continental, adquirindo em 2009 a maioria das acções da CODELPOR, SA, detentora da insígnia EXPERT em Portugal.

A partir de 2011 inicia actividade exportadora, com especial enfoque nos PALOPs, permitindo um reforço da capacidade competitiva e um aumento do volume de faturação. Em 2007, ano das Bodas de Prata, alcança, pela primeira vez, os 10 milhões de euros de faturação, para em 2015 ultrapassar os 44 milhões.

O relacionamento com a Banca, contando com o apoio da GARVAL, tem permitido a expansão dos negócios e a aquisição de instalações próprias, ou de outras empresas do Grupo, na Terceira, S. Miguel, Madeira e Benavente. Mesmo no auge da “crise” não existiram constrangimentos que dificultassem a progressão dos negócios.

Esta informação teve o acordo da empresa. Para mais informação consulte: www.expert.com.pt.

 
 
 
 
VENHA CONHECER AS NOSSAS AGÊNCIAS!

SANTARÉM



LEIRIA



COIMBRA



AÇORES



GARVAL - SOCIEDADE DE GARANTIA MÚTUA, S.A.
Agência de Santarém | 243 356 370 | santarem@garval.pt
Agência de Leiria | 244 850 190 | leiria@garval.pt
Agência de Coimbra | 239 853 750 | coimbra@garval.pt
Agência dos Açores | 296 100 210 | acores@garval.pt
www.garval.pt
A mensagem que acabou de receber é um email informativo da Garval, não podendo por isso, em caso algum, ser considerado como SPAM.