Newsletter | 23 de março de 2015
 
 
 
 
 
NEWSLETTER – EDIÇÃO MARÇO DE 2015

Caros Mutualistas e Parceiros,

Nesta edição começamos por destacar as novas condições da Linha de Crédito Investe QREN, em vigor desde 2 de março passado, que se traduzem em benefícios particularmente relevantes para as empresas beneficiárias.

Informamos, também, das alterações na gerência de duas Agências da Norgarante que irão ocorrer no próximo dia 1 de abril, em que a Agência Porto 1 passa a ter como Gerente o Dr. Fernando Silva (anterior gerente da Agência de Braga), e a Agência de Braga passa a ter como Gerente o Dr. João Silva (anterior Subgerente da referida Agência).

Destacamos, ainda, que o Banco Central Europeu deu inicio a um programa de compra de ativos do sector público com o objetivo de injetar liquidez no sistema financeiro europeu e apresentamos, também, os interessantes resultados do estudo “O Empreendedorismo em Portugal – 2007-2014”, desenvolvido pela Informa D&B.

Como habitual, divulgamos a nossa atividade nas rubricas “Resumo de Atividade” e “Soluções Garantia Mútua” para o seu negócio.

Não perca na próxima edição as notícias sobre as recentemente lançadas Linha de Financiamento PME Crescimento 2015 e Linha de Apoio à Revitalização Empresarial, bem como mais informações sobre a 6ª edição do Fórum Empreendedorismo, promovido pelo Sistema Nacional de Garantia Mútua (SNGM).

Teresa Duarte
Presidente da Comissão Executiva

 
 
 
INVESTE QREN | NOVAS CONDIÇÕES

No sentido de melhorar as condições da Linha de Crédito Investe QREN, apoiando mais empresas na concretização dos seus projetos de investimento aprovados nos sistemas de incentivos QREN, entrou em vigor, no passado dia 2 de março, um conjunto de alterações significativas, que se traduzem em benefícios particularmente relevantes para as empresas beneficiárias.

Assim, das várias alterações introduzidas, destacamos em concreto, as seguintes:

- Passam a ser elegíveis apenas operações de financiamento de beneficiários dos sistemas de incentivos (SI) do QREN (deixam de ser elegíveis SIAC);

- Passam a ser elegíveis operações aprovadas que, à data de 16 de dezembro de 2011, registavam uma realização financeira não superior a 50% (antes 40%);

- O prazo máximo das operações passa a ser de até 10 anos (6,7,8,9 ou 10 anos), com  carência de capital de até 3 anos (1, 2 ou 3 anos) para financiamentos superiores a um milhão de euros ou associados à realização de um projeto do Sistema de Incentivos à Inovação. Para os restantes casos mantêm-se os prazos de 6, 7 ou 8 anos com carência de capital de 1 ou 2 anos;

- Regista-se uma redução significativa da taxa de juro (EQ AGÊNCIA, IP/BEI) e dos spreads (BANCOS), o que se traduz nos valores da tabela a seguir apresentada:



Para mais informações, por favor contacte-nos através de: mkt@norgarante.pt

 
 
 
 
BANCO CENTRAL EUROPEU COMPRA DÍVIDA PÚBLICA

O Banco Central Europeu (BCE) deu início, no dia 9 de março, a um programa de aquisição de ativos de âmbito alargado, o qual visa assegurar o cumprimento do mandato do BCE de manter a estabilidade de preços. A par de um programa de aquisição de obrigações de dívida pública, com vista a fazer face aos riscos de um período demasiado prolongado de inflação baixa.

O programa de aquisição de ativos abarcará o programa de aquisição de instrumentos de dívida titularizados e o terceiro programa de aquisição de obrigações cobertas, ambos iniciados no final do ano passado. O valor combinado mensal das aquisições poderão ascender a €60 mil milhões. As aquisições realizar-se-ão, pelo menos, até setembro de 2016 e, em qualquer caso, até o BCE considerar que se verifica um ajustamento sustentado da trajetória de inflação, compatível com o seu objetivo de obter taxas de inflação abaixo de 2% no médio prazo.

O programa sinaliza que o BCE está empenhado em cumprir o seu objetivo de manter a estabilidade de preços, num contexto económico e financeiro sem precedentes.

Para saber mais, por favor consulte: Banco Central Europeu.

 
 
 
START-UPS E EMPRESAS JOVENS | CRESCIMENTO DAS EXPORTAÇÕES

O estudo O Empreendedorismo em Portugal – 2007-2014, desenvolvido pela Informa D&B, que analisou as start-ups e as jovens empresas nascidas durante este período, revela que o perfil exportador das start-ups está a evoluir, bem como o peso das exportações no seu volume de negócios.

A percentagem de empresas que exportam no seu primeiro ano de atividade passou de 8%, em 2007, para 10%, em 2013. Metade do volume de negócios resulta de exportações, tendo alcançado 67% em 2013, a taxa mais alta desde 2007. No quinto ano de atividade, a taxa de empresas exportadoras duplica.

De acordo com o estudo, as start-ups representam em média 18% do emprego anual criado em Portugal. Tendo em conta os cinco primeiros anos de atividade, a taxa sobe para os 46% do emprego criado em cada ano. Em relação à totalidade do tecido empresarial, as empresas jovens representam 34% da totalidade do tecido empresarial, concentram 15% dos empregados e 9,6% do volume de negócios.

Relativamente ao perfil das empresas, o estudo revela que a forma jurídica “sociedade unipessoal” (sociedades com apenas um sócio) passou a ser a mais escolhida para a abertura de novas empresas.

Em 2013 e 2014, foram criadas mais de 35 mil empresas por ano, um dos valores mais altos desde 2007, sendo a quase totalidade sociedades comerciais.

Para saber mais, por favor consulte: Informa D&B.

 
 
 
 
PIB | CRESCIMENTO DE 0,9%

De acordo com a segunda estimativa das contas nacionais publicadas pelo Instituto Nacional de Estatística, o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou em termos reais 0,9% no ano passado, depois de ter diminuído 1,4% em 2013.

Este aumento foi justificado, principalmente pela evolução favorável de procura interna. Em 2014, a procura interna registou um aumento de 0,2% em termos reais, após ter registado uma diminuição de 2,3% no ano anterior, sendo que, em termos de contributo para a variação do PIB, este indicador passou de um contributo de -2,4 pontos percentuais em 2013, para os 2,0 pontos percentuais no ano passado.

No que concerne à procura externa líquida, apesar de em 2013 ter apresentado um contributo positivo para a variação do PIB, em 2014 registou um contributo negativo de -1,1 pontos percentuais.

Para saber mais, por favor consulte: INE.

 
 
 
CALÇADO | INVESTE 16 MILHÕES E PREVÊ CRIAR MIL EMPREGOS

Segundo a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS), o setor do calçado vai investir 16 milhões de euros em promoção externa, entre julho de 2015 e junho de 2016, sobretudo nos mercados extracomunitários com potencial de crescimento, com vista a reforçar as suas vendas para o estrangeiro.

Em Portugal existem cerca de 1350 empresas a laborar no setor do calçado, componentes e artigos de pele, que empregam 35 mil trabalhadores, estando em curso vários processos de construção e/ou alargamento das unidades fabris já existentes, prevendo-se a criação entre 500 a 1000 novos postos de trabalho.

Para saber mais, por favor consulte: Vida Económica.

 
 
 
 
NOTÍCIAS RÁPIDAS

6ª Edição do Fórum Empreendedorismo da Garantia Mútua
O Sistema Nacional de Garantia Mútua (SNGM) está a promover a 6ª edição do Fórum Empreendedorismo, que irá acontecer no próximo dia 28 de maio de 2015.
Contamos com a sua presença, marque já na sua agenda e saiba mais informações na próxima edição.

Agências Norgarante | Alterações na Direção Comercial
Já no próximo dia 1 de abril, vai-se verificar a alteração na gerência de duas agências da Norgarante. Assim, o Dr. Fernando Silva passa a ser o gerente da Agência Porto 1 e o Dr. João Silva passa a ser o gerente da Agência de Braga. Saiba mais detalhes na próxima edição.

Insolvências de empresas | Descida de 8,7% em janeiro
Segundo os dados do Observatório da IGNIOS, no mês de janeiro foram declaradas insolventes 673 empresas, o que representa uma descida de 8,7% em relação ao período homólogo. Esta redução deveu-se, principalmente, à diminuição registada nos pedidos de insolvência, que baixaram quer em termos de insolvências apresentadas pela própria empresa (-2,6% para as 177) quer solicitadas pelos credores (-0,1% para as 239).

Aumento da Confiança dos Consumidores
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE) o indicador de confiança dos consumidores portugueses recuperou em fevereiro para o valor mais elevado desde maio de 2002, prolongando a acentuada tendência ascendente observada desde o início de 2013.

Taxa de Desemprego | Zona euro desce para 11,2%
Segundo a estimativa do Eurostat, a taxa de desemprego estimada para a zona euro em janeiro de 2015 é de 11,2%, a mais baixa registada desde abril de 2012. Em Portugal, a taxa de desemprego recuou 0,3 pontos percentuais para os 13,3%, face a dezembro de 2014, sendo a descida mais acentuada na comparação com os 15,0% de janeiro de 2014.

Inflação | Zona Euro menos negativa em fevereiro
A taxa de inflação anual da zona euro fixou-se nos -0,3% em fevereiro, face aos -0,6% de janeiro, segundo a estimativa divulgada pelo Eurostat.

 
 
 
SOLUÇÕES GARANTIA MÚTUA PARA O SEU NEGÓCIO

Vocacionada para apoiar as empresas no acesso a financiamento bancário, a Norgarante presta também todas as garantias necessárias ao desenvolvimento da sua atividade.

Conheça, a seguir, as principais soluções que temos para o seu negócio:



Queremos apoiar a sua empresa!

Saiba mais no nosso website ou através de uma agência da Norgarante.

 

 
 
 
 
LINHAS DE CRÉDITO COM GARANTIA MÚTUA

Conheça, com detalhe das empresas beneficiárias, as principais Linhas de Crédito com Garantia Mútua, disponíveis para apoiar o seu negócio:




Queremos apoiar a sua empresa, saiba mais no nosso website ou através de uma agência da Norgarante.

 

 
 
 
RESUMO DE ATIVIDADE DA NORGARANTE

Desde o início da sua atividade, e até 28 de fevereiro de 2015, a Norgarante prestou 81 262 garantias, num total de 4 136 milhões de euros.
Estas garantias foram prestadas em benefício de 37 118 empresas, que empregaram cerca de 672 mil trabalhadores e que fizeram investimentos de 8 517 milhões de euros. A carteira de garantias é de 1 276 milhões de euros.

No quadro abaixo apresentamos os valores acumulados a fevereiro de 2015, bem como a percentagem de concretização, face ao período homólogo.



 
 
 
 
COLUNEX | SONO SAUDÁVEL EM CASA E NO HOTEL

Fundada em 1986, a COLUNEX é uma reconhecida empresa de sistemas de descanso 100% portuguesa, responsável pela total produção dos seus colchões, almofadas, sommiers fixos/articulados, cabeceiras e poltronas. Esta mais valia torna possível a criação personalizada de projetos para casa e hotel.

Hoje a COLUNEX é uma empresa global reconhecida pela qualidade e durabilidade dos seus produtos, tendo conquistado internacionalmente a confiança dos seus clientes, tornando-se numa das principais empresas de sistemas de descanso a marcar presença contínua nas maiores capitais do design e decoração mundiais, como Paris, Milão, Dubai, Madrid e Rio de Janeiro.

Ao longo de três décadas os produtos COLUNEX tornaram mais confortáveis quartos privados, hotéis e projetos de decoração de mais de 500.000 pessoas em todo o mundo.

A empresa efetua a distribuição dos seus produtos através de diversos canais, possuindo mais de 10 lojas próprias em Portugal, no Brasil e em Angola, e está presente em cerca de 2000 pontos de venda especializados, tais como, farmácias, ortopedias e lojas multimarca, entre outros.

Informação cedida pela empresa. Para saber mais, por favor consulte: COLUNEX.

 
 
 
TRIA | SOLUÇÕES PARA PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS EM EDIFÍCIOS

Fundada em 1989, a TRIA integra atualmente o grupo PROJAR-SGPS, S.A, um grupo especialista no fabrico e instalação de sistemas para Proteção Passiva Contra Incêndios em Edifícios, do qual também fazem parte as empresas BACH e SISAF.

A TRIA desenvolve a sua atividade nas áreas de Comercialização, Instalação e Manutenção de Portas, Cortinas e Envidraçados Resistentes ao Fogo e ao Fumo e seus Acessórios; Sistemas de Compartimentação e Revestimentos Contra Incêndio; Proteção Contra a Ação do Fogo em elementos estruturais: Sistemas e Dispositivos de Controlo de Fumo e, complementarmente, Comercialização de Soluções em Produtos Termorresistentes.

A TRIA é uma das empresas líderes de mercado, a nível nacional, na área da Proteção Passiva Contra Incêndio em Edifícios, que comercializa os produtos que desenvolve com marca própria e outros produtos das principais referências internacionais no setor.

O reconhecimento inequívoco do seu excecional desempenho em território nacional, tem catapultado a empresa para os mercados internacionais, dos quais se destacam o Espanhol, o Francês, o Angolano e, mais recentemente, o Moçambicano. Nestes últimos, a TRIA opera através de sociedades criadas localmente para o efeito, a TRIA ANGOLA e a TRIA MOÇAMBIQUE.

Sediada em Mortágua, a empresa possui uma delegação em Lisboa, assegurando dessa forma uma maior proximidade aos mercados mais relevantes.

Detentora de um Sistema de Gestão da Qualidade Certificado, a TRIA foi várias vezes premiada e reconhecida pelo seu bom desempenho, tendo sido distinguida em vários anos com o prémio PME Líder e em 2010 com o prémio PME Excelência.

 
[ver notícia completa]  
 
NORGARANTE - SOCIEDADE DE GARANTIA MÚTUA, S.A.
Agência de Aveiro | 234 373 020 | aveiro@norgarante.pt
Agência de Braga | 253 202 140 | braga@norgarante.pt
Agência do Porto 1 | 226 061 810 | porto1@norgarante.pt
Agência do Porto 2 | 226 061 802 | porto2@norgarante.pt
Agência de Viseu | 232 457 310 | viseu@norgarante.pt
www.norgarante.pt
A mensagem que acabou de receber é um email informativo da Norgarante, não podendo por isso, em caso algum, ser considerado como SPAM. Neste sentido, e de acordo com o Artº. 22 do Decreto Lei 7/2004 de 7 de Janeiro, se o seu registo foi incluido na nossa lista de envio por erro ou se pretender simplesmente ser removido da mesma, clique aqui