Newsletter | 26 de fevereiro de 2015
 
 
 
 
 
NEWSLETTER – EDIÇÃO FEVEREIRO DE 2015

Caros Mutualistas e Parceiros,

Nesta edição de fevereiro destacamos a atribuição, pelo IAPMEI, do Estatuto PME Excelência a 1.845 empresas, mais 67% do que no ano anterior, às quais damos os nossos parabéns pelo Estatuto atribuído.

Damos também conhecimento do lançamento, previsto para breve, de uma nova linha PME Crescimento, anunciada na cerimónia das PME Excelência, pelo senhor Ministro da Economia.

Este mês voltamos com a rubrica "Legislação Relevante" com o objetivo de dar a conhecer um conjunto de informações que irão trazer algumas alterações para as empresas, e, como habitual, divulgamos a nossa atividade nas rubricas "Resumo de Atividade" e "Soluções Garantia Mútua" para o seu negócio.

Em 2014 emitimos 473 milhões de euros de garantias, em nome de 8.905 empresas e queremos continuar ao seu lado em 2015. Conte connosco!

Teresa Duarte
Presidente da Comissão Executiva

 
 
 
PME EXCELÊNCIA 2014 | MAIS 67% DE EMPRESAS

No dia 26 de janeiro, no Europarque – Santa Maria da Feira, ocorreu a cerimónia de atribuição do estatuto PME Excelência 2014, na qual foram distinguidas 1.845 empresas com o estatuto PME Excelência.

Este estatuto, além de criar condições de visibilidade acrescidas, funciona como um certificado de qualidade por destacar apenas as empresas com rácios de solidez financeira e de rentabilidade acima da média nacional, permitindo ainda otimizar as suas condições de financiamento.

O universo das PME Excelência 2014 cresceu mais de 67% face ao ano anterior e, no seu conjunto, apresentaram subidas (médias muito substanciais) nos seus indicadores.

Foram responsáveis, em 2013, por mais de 69 mil postos de trabalho, com autonomias financeiras médias superiores a 54% e registaram um crescimento que ultrapassou os 40% em termos de capitais próprios.

Das 1.845 empresas distinguidas, e em termos setoriais, as atividades mais representadas foram a Indústria e o Comércio (64%), seguidas do Turismo e dos Serviços (12% cada). No que concerne à localização, os distritos do Porto (19%), Lisboa (17%), seguidos de Aveiro (13%) e de Braga (12%), foram os que reuniram maior concentração das PME Excelência 2014.

Para saber mais, por favor consulte: IAPMEI

 
 
 
 
NOVA LINHA PME CRESCIMENTO | 1.500 M. € PARA APOIAR AS PME

Foi durante a cerimónia de atribuição do prémio PME Excelência 2014, que o senhor Ministro da Economia, António Pires de Lima, anunciou, para este ano, o lançamento de uma nova linha PME Crescimento, no valor de 1.500 milhões de euros para apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME).

Esta nova linha irá substituir a linha PME Crescimento 2014 ainda em vigor e terá taxas de juro mais interessantes. Assim, e preferencialmente para as PME, estarão destinados 100 milhões de euros em instrumentos de capitalização, estando ainda prevista uma linha de 50 milhões para apoiar a recuperação, nomeadamente no âmbito do Processo Especial de Revitalização (PER) e do Sistema Extrajudicial de Recuperação de Empresas (SIREVE).

Foi também anunciada a divulgação da notação de risco interna atribuída pelo Sistema Português de Garantia Mútua, que visa contribuir para um conhecimento, pelas empresas, do risco percecionado pelo Sistema Português de Garantia Mútua.

 
 
 
LEGISLAÇÃO RELEVANTE

Despacho n.º 309-A/2015, de 12 de janeiro
TABELA DE IRS PARA 2015
Foi publicado em Diário da República o Despacho n.º 309-A/2015, de 12 de janeiro de 2015, do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, que aprova as novas tabelas de retenção na fonte de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), que entraram em vigor no dia 13 de janeiro de 2015.

Portaria n.º 282/2014, de 30 de Dezembro
SETORES DE ATIVIDADE A QUE SE APLICA O REGIME DE BENEFÍCIOS FISCAIS
Depois de aprovado o novo Código Fiscal do Investimento, através do Decreto-Lei n.º 162/2014, de 31 de outubro e atendendo à necessidade de observar as normas e demais atos emanados das instituições, órgãos e organismos da União Europeia em matéria de auxílios estatais, foi publicada a portaria n.º 282/2014, de 30 de dezembro que veio definir os setores de atividade a que se aplica o regime de benefícios fiscais, bem como os setores de atividade excluídos da concessão dos mesmos.

Portaria n.º 2/2015, de 06 de janeiro
ESTRUTURA DO FICHEIRO DE COMUNICAÇÃO DOS INVENTÁRIOS
Foi definido nos termos do artigo 3.º-A do Decreto-Lei n.º 198/2012, de 24 de agosto, que a comunicação dos inventários é efetuada por transmissão eletrónica de dados, através de ficheiro com características e estrutura a definir por portaria do membro do Governo responsável pela área das finanças. A portaria n.º 2/2015, de 06 de janeiro, veio aprovar a estrutura e as características do ficheiro para comunicação dos inventários pelos sujeitos passivos à Autoridade Tributária (AT), tendo em consideração a necessidade de simplificação do sistema e de não oneração dos sujeitos passivos abrangidos por esta obrigação com custos adicionais em desenvolvimentos informáticos.

A leitura destas notícias não dispensa a consulta da legislação em apreço.

 
 
 
 
NOTÍCIAS RÁPIDAS

Encerramento da 3ª Medida de Alargamento de Prazo das Linhas de Crédito PME Investe
A PME Investimentos informou que a 3ª Medida de Alargamento de Prazo não seria prorrogada, tendo concluído o prazo de receção de candidaturas no passado dia 21 de fevereiro.


Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2015
Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial, criados pela Comissão Europeia, reconhecem e premeiam anualmente iniciativas que se destacam no apoio ao empreendedorismo. Lançado em 2005, o projeto tem como principal objetivo valorizar políticas e boas práticas de fomento do espírito empreendedor. As candidaturas estão abertas e devem ser formalizadas por via eletrónica junto do IAPMEI para o endereço premioseuropeus@iapmei.pt até 30 de março de 2015.


Poupança das famílias volta a subir
De acordo com o Indicador de Poupança APFIPP/Universidade Católica, a poupança das famílias portuguesas voltou a aumentar em dezembro de 2014 face ao mês anterior, tendo sido alcançado o nível mais elevado dos últimos anos. Desde maio de 2014, o Indicador tem registado subidas todos os meses, traduzindo o aumento da poupança das famílias em % do Produto Interno Bruto (PIB). Este Indicador resulta da análise ao comportamento de um conjunto alargado de fontes estatísticas.


Preços caem pela segunda vez em Portugal em 50 anos
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o Índice de Preços no Consumidor (IPC), em 2014, registou uma taxa de variação média de -0,3%. Desde 2009 que tal não acontecia, tendo acontecido pela primeira vez em 1954.


Investe Jovem | Abertura de candidaturas
Foi lançado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o Programa Investe Jovem, destinado a jovens inscritos como desempregados, entre os 18 e os 30 anos, que apresentem projetos de investimento e criação do próprio emprego. As candidaturas ao programa encontram-se abertas de 21 de janeiro até ao dia 31 de dezembro de 2015, inclusive.

 
 
 
SOLUÇÕES GARANTIA MÚTUA PARA O SEU NEGÓCIO

Vocacionada para apoiar as empresas no acesso a financiamento bancário, a Norgarante presta também todas as garantias necessárias ao desenvolvimento da sua atividade.

Conheça, a seguir, as principais soluções que temos para o seu negócio:


Queremos apoiar a sua empresa!

Saiba mais no nosso website ou através de uma agência da Norgarante.

 
 
 
 
LINHAS DE CRÉDITO COM GARANTIA MÚTUA

Conheça, com detalhe das empresas beneficiárias, as principais Linhas de Crédito com Garantia Mútua, disponíveis para apoiar o seu negócio:



Queremos apoiar a sua empresa, saiba mais no nosso website ou em qualquer agência da Norgarante.

 
 
 
RESUMO DE ATIVIDADE DA NORGARANTE

Desde o início da sua atividade, e até 31 de janeiro de 2015, a Norgarante prestou 80.573 garantias, num total de 4.105 milhões de euros.

Estas garantias foram prestadas em benefício de 36.947 empresas, que empregaram cerca de 670 mil trabalhadores e que fizeram investimentos de 8.454 milhões de euros. A carteira de garantias é de 1.283 milhões de euros.

No quadro abaixo apresentamos os valores acumulados a janeiro de 2015, bem como a percentagem de concretização, face ao período homólogo.



 
 
 
 
PARALAB | INOVAÇÃO EM EQUIPAMENTOS LABORATORIAIS

A PARALAB é uma empresa fundada em 1992 na área da distribuição de equipamentos científicos para aplicações laboratoriais e industriais. Em 2010, obteve a certificação ISO9001:2008 a qual mantém desde então. Em 2012, internacionalizou-se com a criação de uma empresa irmã em Espanha, cuja sede se situa em Barcelona. Desde então, expandiu a sua presença para Madrid e Bilbao. Nos últimos anos, tem recebido repetidamente o estatuto de PME Líder.

Desde o início, a PARALAB procurou desenvolver competências que lhe permitissem evoluir e destacar pela positiva junto dos seus concorrentes. Apoiada na larga experiência e elevado nível de formação do seu quadro especializado de profissionais, a empresa diferencia-se na apresentação de soluções personalizadas/customizadas e inovadoras, pelo elevado nível de apoio pós-venda e pela formação e acompanhamento dos seus clientes.

Atenta às crescentes necessidades do mercado onde atua, a PARALAB responde de forma completa e integrada. Para além do fornecimento de soluções e equipamentos, a empresa disponibiliza serviços de projeto, conceção e integração de sistemas à escala laboratorial e industrial, bem como serviços de análises especializadas, consultadoria e formação avançada.

A PARALAB tem como missão ser uma empresa de referência, economicamente viável, na área de fornecimento de equipamento científico e analítico, potenciando o crescimento dos seus clientes, o desenvolvimento dos seus colaboradores e contribuindo para uma sociedade mais justa e equilibrada.

A parceria com a Norgarante remonta a 2006 e, desde então, tem sido decisiva para o desenvolvimento da nossa empresa. O ano de 2006 foi um ano chave na história da PARALAB período em que iniciamos a reorientação da nossa área de atuação, com ênfase na campo da caracterização de materiais em geral, e nanotecnologia em particular.

[ver notícia completa]  
 
 
 
DOURECA | SOLUÇÕES PERSONALIZADAS PARA AUTOMÓVEIS

A empresa DOURECA foi constituída em 1988 e é especialista em decoração, personalização e proteção, dedicando-se à transformação de filmes adesivos, de alumínio e à metalização eletrolítica de plástico (cromagem) em diferentes acabamentos funcionais e estéticos.

Sediada no concelho de Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, a empresa conta com cerca de 150 funcionários e, em 2014, o seu volume de negócios foi de 12,5 milhões de euros.

A DOURECA possui como fator de diferenciação a componente de personalização, permitindo aos seus clientes customizar as suas próprias peças automóvel.

A indústria automóvel representa 90% da atividade da DOURECA, dos quais 50% como fornecedor direto e 40% como segundo ou terceiro fornecedor. A empresa exporta quase toda a totalidade da sua produção para vários países da Europa, África e América, tendo como clientes as principais marcas do setor automóvel.

O contributo da Norgarante, apoiando os investimentos necessários para podermos acompanhar as alterações do mercado e mantermos a competitividade, foi um fator de grande relevância no desenvolvimento da DOURECA nos últimos anos.

Informação cedida pela empresa. Para saber mais, por favor consulte DOURECA.

 
 
NORGARANTE - SOCIEDADE DE GARANTIA MÚTUA, S.A.
Agência de Aveiro | 234 373 020 | aveiro@norgarante.pt
Agência de Braga | 253 202 140 | braga@norgarante.pt
Agência do Porto 1 | 226 061 810 | porto1@norgarante.pt
Agência do Porto 2 | 226 061 802 | porto2@norgarante.pt
Agência de Viseu | 232 457 310 | viseu@norgarante.pt
www.norgarante.pt
A mensagem que acabou de receber é um email informativo da Norgarante, não podendo por isso, em caso algum, ser considerado como SPAM. Neste sentido, e de acordo com o Artº. 22 do Decreto Lei 7/2004 de 7 de Janeiro, se o seu registo foi incluido na nossa lista de envio por erro ou se pretender simplesmente ser removido da mesma, clique aqui