Newsletter | 19 de dezembro de 2014
 
 
 
 
 
NEWSLETTER – EDIÇÃO DEZEMBRO DE 2014

Caros Mutualistas e Parceiros,

Nesta edição de final de ano, destacamos o valor recorde das exportações portuguesas, registado no mês de outubro, tendo sido o maior dos últimos 12 meses.

Ainda nesta edição, divulgamos as conclusões centrais da 9ª edição do Barómetro Internacional do Financiamento da Inovação, cujo objetivo é o de compreender o comportamento das empresas no âmbito do financiamento da inovação e da I&D.

Apresentamos também as principais conclusões da Sondagem Caixa Geral de Depósitos e Expresso às PME e Startups portuguesas, que visou identificar os obstáculos que impedem as empresas de crescer a um nível que as permita competir com o resto do mundo.

Como habitual, divulgamos a nossa atividade nas rubricas “Resumo de Atividade” e “Soluções Garantia Mútua” para o seu negócio. Já apoiamos mais de 36 000 empresas nacionais, num total de 4 023 milhões de euros de garantias prestadas e queremos continuar a apoiar as empresas portuguesas.

Nesta quadra natalícia, em nome de toda a equipa da Norgarante, desejo-lhe um Feliz Natal e um Bom Ano Novo!

Teresa Duarte
Administradora

 
 
 
EXPORTAÇÕES | VALOR RECORDE EM OUTUBRO

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, o mês de outubro foi o melhor de sempre para as exportações portuguesas, tendo-se registado um aumento que representa o valor recorde nos últimos 12 meses.

Em concreto, as estatísticas do Comércio Internacional – total do Comércio Intra-UE e Extra-UE – indicam o seguinte:



Salientando a informação relativamente às exportações, verifica-se que:

  1. Registaram um aumento de 9,4% face ao mês homólogo e de 13,8% face ao mês anterior;

  2. O vestuário liderou as vendas portuguesas ao exterior entre janeiro e setembro do presente ano, com as exportações a subirem 11,2% em termos homólogos, sobretudo para Espanha, França e Inglaterra.

  3. O peso relativo ao vestuário no total das exportações aumentou de 5,3% em 2013 para 5,9% em 2014, enquanto a totalidade das exportações de bens cresceu 1,0%.

Para saber mais, por favor consulte: Instituto Nacional de Estatística

 
 
 
 
FINANCIAMENTO DA INOVAÇÃO EMPRESARIAL | 9º BARÓMETRO INTERNACIONAL

No dia 20 de Novembro, foram divulgadas as conclusões centrais da 9.ª edição do Barómetro Internacional do Financiamento da Inovação, cujo objetivo é o de compreender o comportamento das empresas no âmbito do financiamento da inovação e da I&D, analisando a utilização dos programas de apoio disponíveis e o seu impacto.

De acordo com as conclusões do estudo, Portugal é um país em que é difícil inovar – somente 18% das empresas estudadas consideram fácil inovar em Portugal, sendo que a média registada nos 10 países auscultados é de 26%.

No entanto, a importância da inovação é evidente, com 95% dos gestores portugueses a referirem que a consideram indispensável e importante para a competitividade das suas empresas.

No que concerne ao financiamento das empresas, verifica-se o seguinte:



Em termos globais, conclui-se que:

  1. São sobretudo os capitais próprios que financiam 86% dos investimentos portugueses em I&D;

  2. Após os capitais próprios, é o crédito bancário a escolha para 55% dos inquiridos, contra 42% a nível internacional;

  3. Por fim, os incentivos a fundo perdido e empréstimos reembolsáveis, financiam 49% dos investimentos nacionais, como é o caso do QREN, o principal programa público utilizado.

Para saber mais, por favor consulte: COMPETE

 
 
 
PME E STARTUPS PORTUGUESAS | SONDAGEM CGD/EXPRESSO

A Caixa Geral de Depósitos e o Expresso realizaram uma sondagem – “O Que as Empresas Querem” – que pretende dar voz às Pequenas e Médias Empresas e startups nacionais, visando identificar os obstáculos que impedem as empresas de crescer a um nível que as permita competir com o resto do mundo.
Esta sondagem foi realizada junto de 93 mil empresas – 36 mil PME e 57 mil startups – criadas nos últimos três anos e que aborda questões relevantes para a competitividade das empresas, tais como: a gestão de um negócio, os impostos e financiamento, as vendas e exportações, juntamente com o mercado e a sua regulação.

As principais conclusões desta sondagem indicam que:

  • A quase totalidade dos empresários considera que os incentivos estatais ao investimento não são suficientes;
  • 70% dos empresários é a favor da implementação de um pacto de regime para a estabilidade das políticas empresariais a 10 anos;
  • 70% concorda que os custos de contexto são um entrave aos negócios e a intenção é verem as obrigações fiscais e parafiscais com um custo minimizado;
  • 60% dos empresários portugueses inquiridos consideram que os custos de contexto também são um forte entrave para quem quer manter um negócio;
  • Quase 60% das PME inquiridas não teve dificuldades em obter financiamento;
  • 49% dos empresários indica haver falta de incentivos à criação de empresas;
  • 26% dos empresários declaram que nunca necessitaram de recorrer a ajudas financeiras;
  • Apenas 22% das empresas indica que ganharam com a descida do IRC;
  • Os empresários preferem a descida do IVA ao IRC - o imposto sobre o consumo é o que tem maior impacto nas empresas, sobretudo nas de pequena dimensão;
  • Os empresários enumeraram como principais dificuldades das empresas a burocracia, os impostos e o financiamento;
  • Além do alívio na carga fiscal, a facilidade nos despedimentos é outro dos caminhos apontados pelos empresários para a redução da taxa de desemprego;
  • Das startups que procuram financiamento, a preferência vai para a Banca e para o Estado.
Para saber mais, por favor consulte: Expresso

 
 
 
 
NOTÍCIAS RÁPIDAS

Primeiras candidaturas ao Portugal 2020
O novo ciclo de apoios europeus agrega uma dotação global de 21,46 mil milhões de euros para os próximos sete anos, e está prevista uma verba de 6200 milhões, exclusivamente para financiar as Pequenas e Médias Empresas. O Balcão 2020, balcão único para a receção de candidaturas no âmbito do Portugal 2020, e que constitui o ponto de acesso aos programas operacionais financiados pelos FEEI (Fundos Europeus Estruturais e de Investimento), já abriu por deliberação da Comissão Interministerial de Coordenação do Acordo de Parceria do Portugal 2020.
O lançamento desta medida marca o inicio da aplicação do Portugal 2020 e a apresentação da candidatura é feita através de suporte eletrónico, disponível através do endereço: https://www.portugal2020.pt/Balcao2020/Utilizador/Utilizador/Login

UE lança pacote de investimento para impulsionar o emprego e o crescimento

A Comissão Europeia anunciou a adoção de um Plano de Investimento para estimular o crescimento na Europa e apoiar o regresso de mais pessoas ao mercado de trabalho.
O plano consistirá num pacote de medidas destinadas a desbloquear investimentos públicos e privados na economia real, no montante de pelo menos 315 mil milhões de euros, nos próximos três anos (2015-2017). O plano é composto por três eixos: (1) mobilizar financiamento para o investimento sem criar dívida pública; (2) apoiar projetos e investimentos em domínios essenciais, como as infraestruturas, a educação, a investigação e a inovação e (3) eliminar os obstáculos ao investimento, tanto setoriais como financeiros e não financeiros.

Empresas de metalurgia e metalomecânica investem em contraciclo
Segundo o Vida Económica, a AIMMAP (Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal) promoveu um debate sobre estratégias de crescimento no qual foi defendido, pelos vários empresários que participaram, que o investimento produtivo deve ser prioridade para as empresas exportadoras.
A atual tendência de queda de investimento tem sido contrariada por um número significativo de empresas do setor da metalurgia e metalomecânica, sendo este o que mais investe e tem apostado em equipamentos, em infraestruturas, em processos e em inovação aos mais variados níveis.
Ainda na perspetiva dos industriais de metalurgia e metalomecânica, a quebra de procura no mercado deve ser aproveitada pelas empresas para reforçarem a sua capacidade produtiva.

 
 
 
SOLUÇÕES GARANTIA MÚTUA PARA O SEU NEGÓCIO

Vocacionada para apoiar as empresas no acesso a financiamento bancário, a Norgarante presta também todas as garantias necessárias ao desenvolvimento da sua atividade.

Conheça, a seguir, as principais soluções que temos para o seu negócio:



Queremos apoiar a sua empresa! Saiba mais no nosso website ou através de uma agência da Norgarante.

 
 
 
 
LINHAS DE CRÉDITO COM GARANTIA MÚTUA

Conheça, com detalhe das empresas beneficiárias, as principais Linhas de Crédito com Garantia Mútua, disponíveis para apoiar o seu negócio:



Queremos apoiar a sua empresa, saiba mais no nosso website ou em qualquer agência da Norgarante.

 
 
 
RESUMO DE ATIVIDADE DA NORGARANTE

Desde o início da sua atividade, e até 30 de novembro de 2014, a Norgarante prestou 78 604 garantias, num total de 4 023  milhões de euros.

Estas garantias foram prestadas em benefício de 36 434 empresas, que empregaram cerca de 665 mil trabalhadores e que fizeram investimentos de 8 304 milhões de euros. A carteira de garantias é de 1 286 milhões de euros.

No quadro abaixo apresentamos os valores acumulados a novembro de 2014, bem como a percentagem de concretização, face ao período homólogo.



 
 
 
 
PELCORTE |”40 YEARS – SOFÁ INSPIRATION”

Especializada no fabrico e comercialização de todo o tipo de estofos, a Pelcorte – Estofos, Lda. fica localizada em Rebordosa, concelho de Paredes, que se trata do maior polo de produção de mobiliário em Portugal.

A empresa conta com uma vasta experiência, de cerca de 40 anos, na área e, desde de sempre, a sua estratégia assenta na qualidade dos seus produtos e no serviço de excelência, que lhes tem conferido prestígio e reconhecimento, entre os seus parceiros de negócio.

Num mercado cada vez mais global e concorrido, a aposta da Pelcorte – Estofos, Lda. consiste em produzir um produto atual, competitivo e de elevada qualidade, que vá de encontro às necessidades dos seus clientes, contando, para efeito, com uma tecnologia atualizada e com recursos humanos qualificados e altamente experientes.

A empresa realizou a apresentação da sua nova marca denominada “Plus de Bois”, na terceira edição da Feira Internacional de Mobiliário “Esprit Meuble”, que decorreu entre 6 a 9 de dezembro, no parque das exposições de Porte de Versailles, em Paris, considerada a feira de mobiliário mais prestigiada de França.

A “Plus de Bois” é uma marca registada, com cerca de dois meses, e integra-se na área do mobiliário provençal, na qual estão, uma vez mais, presentes o rigor e a qualidade das suas peças. Esta marca destacou-se na Feira Internacional de Mobiliário “Esprit Meuble”, pela elegância e qualidade das suas peças.

A Pelcorte – Estofos, Lda. exporta mais de 70% da sua produção e, encontra-se, em fase de desenvolvimento de prototipagem de modelos para os mercados de Inglaterra, França, Bélgica e Israel.

Para saber mais, por favor consulte: Pelcorte

 
 
 
MULTISAC | EMBALAGENS FLEXÍVEIS

A empresa Multisac – Embalagens Flexíveis Unipessoal Lda., situa-se em Vouzela, distrito de Viseu, e dedica-se ao fabrico e comercialização de embalagens flexíveis – filmes, sacos e formatos – utilizando, para o efeito, as principais tecnologias da impressão flexográfica, laminagem sem solventes, rebobinagem e confeção de sacos.

A empresa possui cerca de 15 anos de existência no sector de transformação de plásticos e ocupa uma posição de prestígio e de elevada qualidade de serviço, comprovada pelo grande número de embalagens fabricadas e pelo célere crescimento nos últimos anos.

A estratégia da Multisac – Embalagens Flexíveis Unipessoal Lda. passa por ser uma das empresas líderes nos principais mercados das embalagens flexíveis laminadas para a indústria alimentar, por inovar e investir em tecnologia e recursos humanos, e por produzir com qualidade e cumprir com os prazos de entrega.

A empresa exporta cerca de 65% dos seus produtos para França e Espanha e também para os PALOP, possuindo, segundo a empresa, como fator de diferenciação, a capacidade de produzir quantidades reduzidas, enquanto as demais empresas do setor produzem apenas em grandes quantidades.

No sentido de melhorar a sua performance, a Multisac – Embalagens Flexíveis Unipessoal Lda. tem vindo a apostar na aquisição de maquinaria com tecnologia de ponta, tendo melhorado a sua capacidade de produção e incrementado a qualidade nos produtos fabricados.

A curto prazo, a empresa tem como projeto produzir “bag-in-box” – com qualidade superior às atuais do mercado nacional –, que consiste num tipo de embalagem utilizada nas máquinas do género “post-mix”, equipamentos que garantem a temperatura ideal para consumo imediato de bebidas.

Para saber mais, por favor consulte: Multisac

 
 
NORGARANTE - SOCIEDADE DE GARANTIA MÚTUA, S.A.
Agência de Aveiro | 234 373 020 | aveiro@norgarante.pt
Agência de Braga | 253 202 140 | braga@norgarante.pt
Agência do Porto 1 | 226 061 810 | porto1@norgarante.pt
Agência do Porto 2 | 226 061 802 | porto2@norgarante.pt
Agência de Viseu | 232 457 310 | viseu@norgarante.pt
www.norgarante.pt
A mensagem que acabou de receber é um email informativo da Norgarante, não podendo por isso, em caso algum, ser considerado como SPAM. Neste sentido, e de acordo com o Artº. 22 do Decreto Lei 7/2004 de 7 de Janeiro, se o seu registo foi incluido na nossa lista de envio por erro ou se pretender simplesmente ser removido da mesma, clique aqui