Newsletter | 18 de setembro de 2014
 
 
 
 
 
NEWSLETTER – EDIÇÃO SETEMBRO DE 2014

Caros Mutualistas e Parceiros,

Nesta edição de setembro, começamos por dar destaque à aprovação, em Conselho de Ministros, da criação da Instituição Financeira de Desenvolvimento, que pretende colmatar insuficiências de mercado no financiamento das pequenas e médias empresas.

Abordamos ainda a revisão em alta do crescimento da economia portuguesa, no 2º trimestre deste ano, que viu aumentar 0.9% do PIB, face a igual período de 2013, após implementação do novo Sistema Europeu de Contas Nacionais e Regionais 2010.

Informamos também que a 19ª edição do Fórum Ibero-americano de Sistemas de Garantia e Financiamento para as PME está a decorrer em Espanha, até ao dia 19 de setembro.

Como habitual, divulgamos a nossa atividade nas rubricas “Resumo de Atividade” e “Soluções Garantia Mútua” para o seu negócio.

Já apoiamos cerca de 36 000 empresas nacionais, num total de 3 899 milhões de euros de garantias prestadas. Conte connosco para apoiar a sua empresa.

Teresa Duarte
Administradora

 
 
 
GOVERNO APROVA CRIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE DESENVOLVIMENTO

De acordo com o Comunicado do Conselho de Ministros de 11 de setembro de 2014, o Conselho de Ministros aprovou a criação da IFD, Instituição Financeira de Desenvolvimento, S.A., e os respetivos estatutos, tendo em vista colmatar as insuficiências de mercado no financiamento das pequenas e médias empresas, designadamente, ao nível da capitalização e do financiamento de longo prazo da atividade produtiva.

No âmbito da sua gestão, refere o comunicado, a instituição privilegia uma intervenção de natureza grossista, operando em estreita parceria e complementaridade com o sistema financeiro, sem se sobrepor às atividades desenvolvidas pelas instituições de crédito, não captando depósitos nem outros fundos reembolsáveis junto do público.

Na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, o senhor Ministro da Economia, António Pires de Lima, afirmou que a IFD «de início vai ser dotada de um capital de 100 milhões de euros, valor que poderá crescer em função das suas necessidades», acrescentando ainda que, a IFD tem «uma função ao nível do investimento anti cíclico» visando «suprir as falhas do mercado», particularmente, «em momentos de recessão ou estagnação económica, acabando por ampliar esse movimento».

Esta Instituição Financeira fica na dependência do membro do Governo responsável pela área da economia em articulação com a área do desenvolvimento regional, sem prejuízo da função acionista exercida pela área das finanças.

Fonte: Portal do Governo de Portugal

 
 
 
 
PIB AUMENTOU 0.9% NO 2º TRIMESTRE DE 2014

De acordo com as Contas Nacionais Trimestrais, recentemente divulgadas pelo INE, o Produto Interno Bruto nacional registou, em termos homólogos, um aumento de 0.9% em volume, no 2º trimestre de 2014, após ter registado 1.0% no trimestre anterior.

Para estes resultados, considerou-se um contributo positivo menos intenso da procura interna, que passou de 3.3 p.p. no 1º trimestre de 2014, para 1.8 p.p. no 2º trimestre, devido principalmente ao abrandamento do Investimento, que apresentou uma variação homóloga de 4.3%, após ter registado 13.4% no trimestre anterior.

Por sua vez, a procura externa líquida (relação exportações/importações) registou um contributo negativo menos significativo no 2º trimestre, tendo passado de -2.3 p.p. no 1º trimestre de 2014, para -0.9 p.p. no 2º trimestre, devido ao abrandamento das Importações de Bens e Serviços, tendo as Exportações de Bens e Serviços em volume desacelerado. 

Também o consumo privado registou uma variação homóloga em volume de 1.7%, no 2º trimestre de 2014, após ter apresentado uma taxa de 2.1% no trimestre anterior, devido a um contributo positivo menos intenso do consumo de Bens Duradouros.

Finalmente, e no que respeita ao Emprego total, para o conjunto dos ramos de atividade da economia, foi registado um crescimento homólogo de 1.6% no 2º trimestre, após ter registado 1.5% no 1º trimestre.

As Contas Nacionais Trimestrais (CNT) agora divulgadas são compiladas de acordo com o novo do Sistema Europeu de Contas Nacionais e Regionais 2010 (SEC 2010), instituído pelo Regulamento (UE) nº 549/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho de 21 de maio de 2013.

Fonte: INE

 
 
 
 
19º FÓRUM IBERO-AMERICANO DE SISTEMAS DE GARANTIA E FINANCIAMENTO PARA AS PME

Está a decorrer, em Espanha, o “19º Fórum Ibero-americano de Sistemas de Garantia e Financiamento para PME”, um evento de âmbito internacional que tem como tema central desta edição "Os sistemas de garantia perante o desafio de crescimento e internacionalização“.

O evento, realizado ininterruptamente desde 1996, conta com participantes provenientes de 20 países, tendo em vista a partilha das experiências Ibero-americanas e de outras nações, pelas instituições e sistemas de garantia e financiamento.

É objetivo deste FÓRUM IBERO-AMERICANO definir estratégias e soluções que viabilizem o acesso ao crédito pelas micro e pequenas empresas, em condições mais vantajosas, e que contribuam para o seu desenvolvimento, tornando-as mais competitivas e capazes de enfrentar os desafios dos mercados.

O Sistema Português de Garantia Mútua é um dos fundadores da Rede Ibero-Americana de Garantias (REGAR), que promove o acesso ao financiamento sob as condições mais favoráveis​​ para as micro, pequenas e médias empresas Ibero-americanas.

Para mais informações, por favor, consulte: http://foroiberoamericano.redegarantias.com

 
 
 
 
NOTÍCIAS RÁPIDAS

• O Turismo de Portugal venceu os World Travel Awards 2014, também conhecidos como “Óscares do Turismo”, na categoria de Melhor Organismo Oficial de Turismo Europeu (Europe's Leading Tourist Board). A eleição, que distingue o Turismo de Portugal, de entre os restantes dez nomeados para esta categoria, surge como resultado de uma votação em que participaram milhares de profissionais do setor, oriundos de todos os países do mundo.

• O calçado nacional voltou a reforçar a sua presença naquela que é a maior feira do setor a nível mundial. A Micam contou com mais de 100 marcas nacionais, num total de 86 empresas. “Tratou-se da maior participação de sempre do setor num evento no exterior”, refere a APICCAPS. As empresas portuguesas de calçado presentes na Micam representavam mais de sete mil postos de trabalho e cerca de 500 milhões de euros em exportações.

• De acordo com os dados do barómetro da Informa D&B recentemente divulgados, em julho nasceram 2.946 empresas e apresentaram-se à insolvência 364 unidades, tendo os encerramentos recuado 11,9%, para um total de 1.078. Os indicadores apresentaram assim tendências positivas no mês de julho, como as novas empresas a aumentarem 13,2%, e as insolvências a recuarem 24,8%, em termos homólogos.

 
 
 
SOLUÇÕES GARANTIA MÚTUA PARA O SEU NEGÓCIO

Vocacionada para apoiar as empresas no acesso a financiamento bancário, a Norgarante presta também todas as garantias necessárias ao desenvolvimento da sua atividade.

Conheça, a seguir, as principais soluções que temos para o seu negócio:



Queremos apoiar a sua empresa! Saiba mais no nosso website ou em qualquer agência da Norgarante.

 
 
 
 
SOLUÇÕES GARANTIA MÚTUA PARA O SEU NEGÓCIO

Conheça, com detalhe das empresas beneficiárias, as principais Linhas de Crédito com Garantia Mútua, disponíveis para apoiar o seu negócio:



Queremos apoiar a sua empresa, saiba mais no nosso website ou em qualquer agência da Norgarante.

 
 
 
RESUMO DE ATIVIDADE DA NORGARANTE

Desde o início da sua atividade, e até 31 de agosto de 2014, a Norgarante prestou 75 484 garantias, num total de 3 899  milhões de euros.

Estas garantias foram prestadas em benefício de 35 626 empresas, que empregaram cerca de 659 mil trabalhadores e que fizeram investimentos de 8 066 milhões de euros. A carteira de garantias é de 1 289 milhões de euros.

No quadro abaixo apresentamos os valores acumulados a agosto de 2014, bem como a percentagem de concretização, face ao período homólogo.



 
 
 
 
GOLDENERGY | “O CLIENTE PARA SEMPRE”

A Goldenergy - Empresa Comercializadora de Energia, S.A. é uma empresa que opera no mercado liberalizado de gás natural e que integra o Grupo Dourogás.

Presente no mercado desde maio de 2008, a Goldenergy foi o operador que mais cresceu com a liberalização do mercado do gás natural em Portugal.

Apresentando soluções mais competitivas e sem a obrigatoriedade de fidelização, tem merecido a aprovação e satisfação dos consumidores e da DECO PROTESTE, com quem estabeleceu um protocolo, que se traduz num desconto face à tarifa regulada.

De acordo com os mais recentes dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), em junho de 2014, o mercado liberalizado de gás registava cerca de 682 mil clientes, ocupando a Goldenergy, o segundo lugar da liderança do mercado doméstico, com uma quota de cerca de 26,1%.

Neste momento a Goldenergy está presente de norte a sul do país, com uma oferta combinada de fornecimento de gás natural e eletricidade, o que lhe permite concorrer com os pacotes duais. Tem ainda soluções no âmbito da energia térmica do Gás Natural Veicular, líquido e gasoso, fornecendo energia a frotas de transportes públicos e privados em todo o país. A frota mais numerosa é a dos STCP (Porto) com cerca de 300 autocarros.

Para saber mais, consulte: www.goldenergy.pt

 
 
 
SCIENCE4YOU | “JÁ ENSINOU ALGO AO SEU FILHO HOJE?”

A Science4you, S.A. é uma empresa 100% portuguesa que se dedica, em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, à produção, desenvolvimento e comercialização de brinquedos educativos e científicos, que estimulam o conhecimento de crianças e jovens.

Constituída em janeiro de 2008, a empresa nasceu de um projeto académico de Miguel Pina Martins, fundador e CEO da empresa, contando neste momento com escritórios em Lisboa e no Porto, e com filiais em Madrid, no Parque Científico de Madrid (PCM), e em Londres, no Knowledge Dock Business Centre (KDBC).

Com uma linha de cerca de 300 brinquedos científicos, a Science4you organiza também atividades de carácter educacional, como festas de aniversário, campos de férias científicos, workshops de ciência em escolas e ATL, e ações de formação a jovens e docentes.

Recentemente, a empresa anunciou a criação de 200 novos postos de trabalho em Portugal, Espanha e no Reino Unido, tendo por principal fator impulsionador, a abertura de 40 novos espaços próprios, até ao Natal, em Portugal.

Além das três aplicações educativas gratuitas, Educational MiniGames, Math4you e Educational Games Words, o Mobile4you é um dos mais recentes destaques da empresa. É o primeiro smartphone criado especificamente a pensar nas necessidades das crianças e com foco nas preocupações parentais, oferecendo uma aplicação de controlo parental, que permite que pais e educadores possam monitorizar toda a utilização do dispositivo móvel.

A empresa registou no primeiro semestre de 2014, 1,05 milhões de euros de faturação em território nacional, o que representou um crescimento do volume de negócios superior a 100% face a igual período do ano passado.

Para saber mais, consulte: www.science4you.pt

 
 
NORGARANTE - SOCIEDADE DE GARANTIA MÚTUA, S.A.
Agência de Aveiro | 234 373 020 | aveiro@norgarante.pt
Agência de Braga | 253 202 140 | braga@norgarante.pt
Agência do Porto 1 | 226 061 810 | porto1@norgarante.pt
Agência do Porto 2 | 226 061 802 | porto2@norgarante.pt
Agência de Viseu | 232 457 310 | viseu@norgarante.pt
www.norgarante.pt
A mensagem que acabou de receber é um email informativo da Norgarante, não podendo por isso, em caso algum, ser considerado como SPAM. Neste sentido, e de acordo com o Artº. 22 do Decreto Lei 7/2004 de 7 de Janeiro, se o seu registo foi incluido na nossa lista de envio por erro ou se pretender simplesmente ser removido da mesma, clique aqui