Newsletter | 20 de agosto de 2014
 
 
 
 
 
NEWSLETTER – EDIÇÃO AGOSTO DE 2014

Caros Mutualistas e Parceiros,

Nesta edição damos destaque aos 25 mil milhões de euros de financiamento a favor das PME, acordo estabelecido entre o COSME e o FEI.

É notícia o resultado do inquérito realizado aos bancos sobre o Mercado de Crédito e o novo Portal do Portugal 2020 que permite às PME consultarem todos os fundos europeus disponíveis.

Ainda nesta edição abordamos o crescimento do Produto Interno Bruto e damos notícia de que se encontram abertas as candidaturas à participação na Semana Europeia das PME 2014, iniciativa da Comissão Europeia presente em mais de 30 países membros.

Como habitual, pode ainda consultar a nossa atividade nas já habituais rubricas “Resumo de Atividade” e “Soluções Garantia Mútua” para o seu negócio.

Conte connosco para apoiar a sua empresa e junte-se às mais de 35 395 empresas nacionais que a Norgarante já apoiou, num total de 3 865 milhões de euros de garantias prestadas!

Teresa Duarte
Administradora

 
 
 
PROGRAMA COSME | FACILITA O FINANCIAMENTO ÀS PME

O COSME é um programa com 1,3 milhões de euros para a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas, especificamente para o financiamento de PME, que estima mobilizar um montante total de 25 mil milhões de euros de financiamento para as PME, através do efeito de alavancagem a partir de intermediários financeiros nos próximos sete anos.

Neste âmbito, existe um acordo entre o COSME e o FEI, que abre caminho ao financiamento por empréstimo e de capital próprio, ao abrigo do programa da União Europeia para a Competitividade das Empresas. O FEI lançará um convite à manifestação de interesse, ao qual as instituições financeiras elegíveis se podem candidatar e selecionará os intermediários financeiros que poderão disponibilizar o financiamento às PME europeias em todos os setores.

O COSME irá operar através de garantias de financiamento para os bancos, a fim de os ajudar a conceder mais empréstimos e locações financeiras às PME. O impacto é substancial, dado que, devido ao efeito de alavancagem do programa COSME, um euro investido numa garantia de empréstimo possibilita até 30 euros de financiamento às PME. Estas garantias servirão para ajudar muitas PME que, de outra forma, poderiam não obter financiamento devido à insuficiência de garantias.

Prevê-se que até 330 mil PME beneficiem de empréstimos apoiados por garantias COSME, com o valor total da concessão de empréstimos a atingir os 21 mil milhões de euros, e 4 mil milhões de euros de capital próprio, para ajudar as PME a crescer e a expandir-se.

Para mais informações consulte: www.ec.europa.eu

 
 
 
 
INQUÉRITO AOS BANCOS SOBRE O MERCADO DE CRÉDITO

Os resultados do inquérito realizado aos bancos sobre o mercado de crédito em julho demonstram que os critérios de concessão de crédito e as condições aplicadas nos empréstimos ou linhas de crédito a empresas, tornaram-se em termos médios, menos restritivos no decurso do segundo trimestre de 2014, registando-se um aumento da procura de empréstimos ou linhas de crédito por parte de empresas, sendo mais notório no segmento das pequenas e médias empresas.

A procura, no segundo trimestre de 2014, registou um aumento, sobretudo no segmento das PME. Entre os fatores subjacentes a esta evolução, destacaram-se o aumento das necessidades de financiamento de existências e de fundo maneio.

Em relação à oferta, a menor restritividade ocorreu sobretudo nos empréstimos a pequenas e médias empresas e nos empréstimos de curto prazo. A concorrência entre instituições bancárias e uma avaliação mais favorável dos riscos percecionados sobretudo para atividade económica em geral, mas também para alguns setores ou empresas específicos. Estes foram os principais fatores conducentes à adoção de uma política de crédito menos restritiva.

De forma transversal, quer as pequenas e médias empresas, quer as grandes empresas, evidenciaram a redução nos spreads aplicados em empréstimos de risco médio e os aumentos da maturidade e do montante dos empréstimos concedidos.

Para mais informações consulte o inquérito: www.bportugal.pt

 
 
 
PORTAL PORTUGAL 2020 | ACESSO AOS FUNDOS EUROPEUS

Já foi lançado o Portal Portugal 2020, o ponto de acesso aos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, por ocasião da adoção do Acordo de Parceria pela Comissão Europeia e o Governo Português.

O Portal Portugal 2020, está estruturado da seguinte forma:

•  Apresentação do Acordo de Parceria 2014-2020 e dos Programas Operacionais;

•  Legislação comunitária e nacional;

•  Balcão 2020;

•  Projetos - Exemplos de projetos realizados nas principais tipologias a financiar no Portugal 2020 que foram apoiados no âmbito dos PO QREN;

•  Media e Eventos - Notícias sobre o Portugal 2020 e canal 2020, espaço de partilha de vídeos sobre o Portugal 2020;

A grande novidade deste portal é o Balcão 2020 que constitui o ponto de acesso aos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEDER, FSE, Fundo de Coesão, FEAMP e FEADER), para todas as entidades que se pretendam candidatar-se a financiamento no período 2014-2020.

Este balcão virtual permite o registo do beneficiário e o acesso a um conjunto de serviços de suporte, desde a submissão da sua candidatura, com pré-preenchimento e interação, até ao acompanhamento dos seus projetos nas suas diversas fases.

Para mais informações consulte: www.pt-2020.pt

 
 
 
 
PIB CRESCE 0,6% NO 2.º TRIMESTRE DE 2014

De acordo com a Estimativa Rápida das Contas Nacionais Trimestrais recentemente divulgada pelo INE, o Produto Interno Bruto (PIB) nacional cresceu, em termos reais, no 2.º trimestre deste ano, 0,6% face ao período anterior, tendo registado ainda um aumento de 0,8% em volume, face ao período homólogo.

Estes dados surgem depois de, no 1.º trimestre, a taxa de variação em cadeia ter caído 0,6% face ao último trimestre de 2013, e a taxa de variação homóloga ter crescido 1,3% face ao primeiro trimestre do ano passado.

De acordo com o INE, a justificar o abrandamento em termos homólogos, esteve um contributo positivo menos intenso da procura interna, refletindo sobretudo a evolução do investimento.

Por outro lado, a procura externa líquida contribuiu de forma menos negativa, devido ao abrandamento das Importações de Bens e Serviços, o que permitiu compensar a desaceleração verificada nas Exportações de Bens e Serviços.

Fazendo uma análise comparativa com os dados da Zona Euro, divulgados pelo Eurostat, enquanto Portugal recuperou de uma variação negativa de -0,6% para 0,6%, entre o primeiro e o segundo trimestre de 2014, a zona euro (EA18) estagnou, depois de ter registado um crescimento de 0,2% nos primeiros três meses do ano.

Já no conjunto dos 28 países que constituem a União Europeia (EU28), a estimativa do Eurostat revela um crescimento em cadeia de 0,2%, no segundo trimestre, menos 0,1 pontos percentuais do que no primeiro trimestre.

[ver notícia completa]  
 
 
 
SEMANA EUROPEIA DAS PME 2014 | CANDIDATURAS ABERTAS

Encontram-se abertas as candidaturas à participação na Semana Europeia das PME 2014, numa iniciativa da Comissão Europeia presente em mais de 30 países membros, que tem como objetivo promover a divulgação das atividades que contribuam para fomentar o empreendedorismo na Europa.

A iniciativa pretende dar visibilidade a todo o tipo de ações que concorram para os objetivos do projeto, realizadas em toda a Europa, até ao final deste ano.

Podem candidatar-se projetos promovidos por empresas, entidades públicas ou privadas, devendo a candidatura ser formalizada através da plataforma eletrónica, com a antecedência mínima de um mês em relação à data de realização da atividade.  A Semana Europeia das PME de 2014 decorrerá de 29 de setembro a 5 de outubro.

Em termos de requisitos, todas as atividades candidatas à participação na Semana Europeia das PME 2014 devem ser enquadradas num tema principal, como por exemplo a criação de empresas, apoios, financiamento e incentivos PME, inovação e propriedade intelectual, fiscalidade, internacionalização, cooperação e desenvolvimento empresarial, e podem assumir formatos diversos, como conferências, feiras, jornadas de porta aberta, ateliers, concursos, espaços de networking, brokerage, entre outros.

Todas as ações com candidatura aprovada vão poder beneficiar de uma visibilidade acrescida, associada a uma atividade com grande projeção no espaço Europeu.

Para mais informações consulte: www.ec.europa.eu

 
 
 
 
NOTÍCIAS RÁPIDAS

• Encontram-se abertas as candidaturas à 8.ª Call for Entrepreneurship. Esta iniciativa da Portugal Ventures tem como objetivo possibilitar o acesso a investimento de capital de risco por parte de projetos de base científica e tecnológica nas fases de Seed Capital e Start-Up. As candidaturas decorrem até 4 de setembro, sendo elegíveis projetos de Turismo e Recursos Endógenos, Tecnologias de Informação e Comunicação, Eletrónica & Web, Ciências da Vida, Nanotecnologia e Materiais. Os projetos selecionados beneficiarão de um investimento de até 750 mil euros, num máximo de 85% das necessidades totais.

•  O inquérito do Instituto Nacional de Estatística (INE) às empresas exportadoras mostra que empresários esperam aumento de 1,2% nas exportações de bens em 2014. Se assim for, será o quinto ano consecutivo de crescimento das vendas ao exterior.

•  Ainda segundo dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego caiu para os 13,9% no segundo trimestre deste ano, uma queda homóloga de 2,5 pontos percentuais e um recuo de 1,2 pontos face ao trimestre anterior. Ainda de acordo com as estatísticas do emprego relativas ao segundo trimestre de 2014, neste período, a população desempregada foi de 728,9 mil pessoas, o que representa uma diminuição homóloga de 15,9% e uma queda em cadeia de 7,5%, ou seja, menos 137,9 mil pessoas e menos 59,2 mil pessoas, respetivamente.

 
 
 
SOLUÇÕES GARANTIA MÚTUA PARA O SEU NEGÓCIO

Vocacionada para apoiar as empresas no acesso a financiamento bancário, a Norgarante presta também todas as garantias necessárias ao desenvolvimento da sua atividade.

Conheça, a seguir, as principais soluções que temos para o seu negócio:



Queremos apoiar a sua empresa! Saiba mais no nosso website ou em qualquer agência da Norgarante.

 
 
 
 
SOLUÇÕES GARANTIA MÚTUA PARA O SEU NEGÓCIO

Conheça, com detalhe das empresas beneficiárias, as principais Linhas de Crédito com Garantia Mútua, disponíveis para apoiar o seu negócio:



Queremos apoiar a sua empresa, saiba mais no nosso website ou em qualquer agência da Norgarante.

 
 
 
RESUMO DE ATIVIDADE DA NORGARANTE

Desde o início da sua atividade, e até 31 de julho de 2014, a Norgarante prestou 74 595 garantias, num total de 3 865  milhões de euros.

Estas garantias foram prestadas em benefício de 35 395 empresas, que empregaram cerca de 637 mil trabalhadores e que fizeram investimentos de 8 001 milhões de euros. A carteira de garantias é de 1 293 milhões de euros.

No quadro abaixo apresentamos os valores acumulados a julho de 2014, bem como a percentagem de concretização, face ao período homólogo.



 
 
 
 
PREFERENCE PORTUGAL - SISTEMAS INFORMÁTICOS, LDA

Desde a fundação em 2002, a Preference tem vindo a consolidar a sua ambição desenvolvendo soluções tecnológicas para o mundo empresarial.

A Preference especializou-se no desenvolvimento de sistemas para o setor da caixilharia, onde rapidamente alcançou uma posição de liderança, conseguindo ligar todos os atores de mercado, tornando assim os produtos da família Prefsuite numa ferramenta ímpar, capaz de fortalecer a qualidade e competitividade das empresas dos seus clientes.

Aproveitando o know-how técnico acumulado no mercado da caixilharia, as centenas de clientes angariados ao longo do percurso, e o conhecimento profundo daquilo que são as necessidades do cliente ao nível dos sistemas de gestão e organização, a Preference decidiu apostar na produção de um ERP dinâmico, altamente adaptável e que se revelasse uma plataforma integrada de todas as áreas funcionais das empresas, que permitisse uma maior e melhor gestão de todos os processos, facilitando a recolha, tratamento e armazenamento de dados e o acesso a toda a informação essencial para o bom funcionamento de uma empresa. Assim nasceu o The box, a mais recente solução da Preference.

A base de atuação da Preference, é a criação de valor para o cliente através de produtos e serviços tecnológicos de qualidade superior, dotando-os de maior eficiência, rentabilidade e dinamismo, reforçando assim a sua identidade corporativa e fortalecendo a sua estratégia, tendo como visão o reconhecimento a nível mundial, pelos produtos, serviços e soluções tecnológicas evoluídas e inovadoras.

Para mais informações consulte: www.preferencebss.com

 
 
 
FAROMA - DISTRIBUIÇÃO DE VESTUÁRIO, LDA.

A FAROMA - Distribuição de Vestuário, Lda. é uma empresa de vestuário de senhora, criada em 1998, localizada em Barcelos, sendo o seu core business a marca própria MALOKA.

Longe de clichês e regras pré-estabelecidas, a MALOKA possui um universo próprio e único transmitido por cortes criativos, misturas de materiais e detalhes refinados. Um look casual, que pode ser conjugado de acordo com os seus desejos e estado de espírito, privilegiando sempre a qualidade e o conforto dos materiais. 

A marca está direcionada para exportação e opera atualmente em 12 mercados, entre os quais França, Canadá, Austrália e Bélgica, e tem mais de 500 pontos de venda.

A MALOKA encontra-se em franca expansão, tendo conquistado mais recentemente novos mercados como o Japão, Croácia e Grécia.

São apresentadas 2 coleções anuais, com cerca de 140 modelos por coleção. São coleções com estilo “Casual Chic”, que surgem em cada estação com novas histórias, silhuetas femininas e cores frescas.

A FAROMA pretende ser uma empresa de referência no mercado através da aposta contínua de crescimento e melhoria, na apresentação de coleções únicas e na entrega de um produto de qualidade made in Portugal.

Para mais informações consulte: www.maloka.pt

 
 
NORGARANTE - SOCIEDADE DE GARANTIA MÚTUA, S.A.
Agência de Aveiro | 234 373 020 | aveiro@norgarante.pt
Agência de Braga | 253 202 140 | braga@norgarante.pt
Agência do Porto 1 | 226 061 810 | porto1@norgarante.pt
Agência do Porto 2 | 226 061 802 | porto2@norgarante.pt
Agência de Viseu | 232 457 310 | viseu@norgarante.pt
www.norgarante.pt
A mensagem que acabou de receber é um email informativo da Norgarante, não podendo por isso, em caso algum, ser considerado como SPAM. Neste sentido, e de acordo com o Artº. 22 do Decreto Lei 7/2004 de 7 de Janeiro, se o seu registo foi incluido na nossa lista de envio por erro ou se pretender simplesmente ser removido da mesma, clique aqui