Newsletter | 16 de junho de 2014
 
 
 
 
 
NEWSLETTER – EDIÇÃO JUNHO DE 2014

Nesta edição de junho, abrimos a Newsletter com a notícia da realização da 3ª edição dos FÓRUNS DA GARANTIA MÚTUA | NORGARANTE, com os quais pretendemos impulsionar o crescimento das empresas, e que irão decorrer no Porto, Braga, Aveiro e Viseu. E, claro, contamos com a sua presença!

Entre outras notícias, abordamos que Portugal está acima da média da UE, no que se refere à facilidade de fazer negócios,  segundo um estudo do Banco Mundial.

Divulgamos, também, que as candidaturas para o QI PME Norte já se encontrarem abertas, para a seleção de 150 empresas do Norte de Portugal.

Pode ainda consultar a nossa atividade nas já habituais rubricas “Resumo de Atividade” e “Soluções Garantia Mútua” para o seu negócio.

Conte connosco para apoiar a sua empresa e junte-se às mais de 34 570 empresas nacionais que a Norgarante já apoiou, num total de 3 753 milhões de euros de garantias prestadas!

[ver notícia completa]  
 
 
 
FÓRUNS DA NORGARANTE | O INÍCIO DA ESPIRAL DE CRESCIMENTO

Como vencer os desafios para crescer?
Como crescer nos mercados interno e externo?
Como financiar o seu crescimento?

Estas são algumas das perguntas que os empresários se colocam quando estão a definir a sua estratégia de crescimento. É a estas questões fundamentais que vamos responder nos Fóruns da Garantia Mútua|Norgarante. Chegou a hora de as PME confiarem no futuro e acreditarem que podem crescer. Porque é esse o espírito da Norgarante: positivo e confiante. Porque é esse o nosso objetivo: impulsionar o crescimento das PME.

É neste sentido que a Norgarante gostaria de contar com a sua participação na 3ª edição dos Fóruns da Garantia Mútua|Norgarante, que vai funcionar como um debate dinâmico, subordinado ao tema O Início da Espiral de Crescimento e que contará com 4 sessões, em 4 locais distintos:

26 de junho | Porto | Hotel Sheraton do Porto 27 de junho | Braga | Meliá Ria
10 de julho | Aveiro | Centro de Congressos de Aveiro 11 de julho | Viseu | Hotel Montebelo

Inscreva-se já! Teremos imenso gosto em recebê-lo.

Para conhecer os programas e para se inscrever, clique aqui.

 
[ver notícia completa]  
 
 
 
CAMINHO PARA O CRESCIMENTO | ESTRATÉGIA A MÉDIO PRAZO

Portugal está acima da média da UE no que se refere à facilidade de fazer negócios, de acordo com um estudo do Banco Mundial. Acresce que é ainda um dos mercados menos restritivos da União Europeia, de acordo com a OCDE.

Continuam as boas notícias, após término do programa de ajustamento, em que Portugal terminou o programa com as finanças públicas mais sólidas. Em 2013, o saldo da conta corrente apresentou um superavit, pela primeira vez em décadas, e está no caminho certo para atingir um excedente orçamental primário este ano.

Paralelamente, a economia começou a crescer e a criação de emprego foi retomada.

Deixamos o link do documento Caminho para o Crescimento, recentemente aprovado pelo Governo, que encerra uma estratégia de reforma a médio prazo para Portugal, apresenta uma lista e um calendário para as próximas medidas.

Fonte: Vida Económica

[ver notícia completa]  
 
 
 
QI PME NORTE | CANDIDATURAS ABERTAS

Já estão abertas as candidaturas para a seleção de 150 empresas do Norte de Portugal, envolvendo 750 quadros profissionais, que irão beneficiar de apoio, 100% financiado, na modernização e no aumento da sua competitividade, no âmbito do projeto QI PME Norte, promovido pela AIMinho. As candidaturas devem ser apresentadas numa das seis entidades beneficiárias do projeto, a União das Associações Empresariais da Região Norte (UERN), a Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, a Associação Comercial e Industrial de Vila Real (ACIVR), a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, S.A. (ADRAVE), a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim (AEPVZ) e a Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão (ACIF). Cada associação irá intervir em 25 micro, pequenas e médias empresas.

As PME irão beneficiar de uma intervenção integrada de formação/ação em duas áreas estratégicas, que serão identificadas no decorrer do diagnóstico realizado nas empresas. Essas áreas podem incluir otimização de processos, internacionalização, exportação, inovação, eficiência energética e/ou marketing e logística.

A implementação do plano é feita posteriormente, articulando sessões de consultoria na empresa com ações de formação inter ou intraempresa, para empresários dirigentes e colaboradores das empresas intervencionadas. O projeto visa, assim, contribuir para o aumento dos níveis de competitividade das PME, através de uma intervenção integrada nos domínios da estratégia global da empresa e nas suas práticas de gestão de recursos humanos, com base em metodologias de formação/ação individualizadas.

Para mais informações consulte: www.aiminho.pt

 
[ver notícia completa]  
 
 
 
NOTÍCIAS RÁPIDAS

• Portugal está a melhorar a sua competitividade, revela o ranking mundial do International Institute for Management Development (IMD). De acordo com a edição de 2014 deste ranking, Portugal sobe três posições, ocupando agora o 43.º lugar. O IMD destaca como aspetos positivos na performance da economia portuguesa, a estabilidade dos preços, a diversificação dos produtos exportados e as receitas do turismo.

• O novo programa Operacional do Norte 2020 vai ser financiado pelo FEDER  e pelo  Fundo Social Europeu , tendo um orçamento superior  a 3 300 milhões de euros. Apesar do atraso na negociação do acordo de parceria entre Portugal  e a Comissão Europeia, espera-se  que os novos  programas  operacionais  entrem em aplicação durante o segundo semestre de 2014.


• O Governo vai voltar a baixar a fiscalidade aplicada às empresas. Desta vez, os benefícios chegam através do Código Fiscal ao Investimento, um novo pacote de medidas que irá premiar os negócios que aumentem o investimento, criem emprego e mostrem desenvolvimento tecnológico. As novas empresas são as mais beneficiadas, porque não terão de se preocupar com o pagamento do IRC durante os três primeiros anos de vida.

[ver notícia completa]  
 
 
 
SOLUÇÕES GARANTIA MÚTUA PARA O SEU NEGÓCIO

Vocacionada para apoiar as empresas no acesso a financiamento bancário, a Norgarante presta também todas as garantias necessárias ao desenvolvimento da sua atividade.

Conheça, a seguir, as principais soluções que temos para o seu negócio:



Queremos apoiar a sua empresa! Saiba mais no nosso website ou em qualquer agência da Norgarante.

 
[ver notícia completa]  
 
 
 
SOLUÇÕES GARANTIA MÚTUA PARA O SEU NEGÓCIO

Conheça, com detalhe das empresas beneficiárias, as principais Linhas de Crédito com Garantia Mútua, disponíveis para apoiar o seu negócio:



Queremos apoiar a sua empresa, saiba mais no nosso website ou em qualquer agência da Norgarante.

[ver notícia completa]  
 
 
 
RESUMO DE ATIVIDADE DA NORGARANTE

Desde o início da sua atividade, e até 31 de maio de 2014, a Norgarante prestou 72 489 garantias, num total de 3 789  milhões de euros.

Estas garantias foram prestadas em benefício de 34 844 empresas, que empregaram cerca de 630 mil trabalhadores e que fizeram investimentos de 7 860 milhões de euros. A carteira de garantias é de 1 300 milhões de euros.

No quadro abaixo apresentamos os valores acumulados a maio de 2014, bem como a percentagem de concretização, face ao período homólogo.



 
[ver notícia completa]  
 
 
 
POLISPORT PLÁSTICOS, S.A.

O grupo é constituído pela Polisport Plásticos, S.A., pela Polinter Plásticos, S.A., pela Polisport Moldes, S.A. e pela Headgy Helmets. A Polisport Plásticos, S.A. opera em dois mercados distintos, mas ambos ligados às duas rodas. No mercado das motos, os guarda-lamas, porta-faróis, tampas laterais e protetores de mão são os produtos com maior expressão, a par de alguns acessórios como o bike-stand desdobrável, que corresponde a uma das patentes de design da Polisport. Na vertente de bicicleta, são o líder europeu no fabrico e venda de porta-bebés. Paralelamente, os capacetes, bidões e guarda-lamas são também vendidos em larga escala.

A Polinter, adquirida em 2004, é a empresa que se dedica à injeção de plásticos onde são produzidas algumas peças da marca Polisport e dos clientes do grupo. É nesta unidade que são desenvolvidas, testadas e aplicadas as tecnologias exclusivas da Polisport.

A Polisport Molds foi criada em 2011 e, como o nome indica, dedica-se à produção e manutenção de moldes utilizados no processo de injeção de plásticos. A integração destas duas empresas no grupo foi fundamental na medida em que permitiu à Polisport controlar todo o processo, desde o design à peça final. As vantagens desta centralização foram evidentes para o grupo ao nível do controlo de qualidade, assim como na gestão dos custos de produção. Simultaneamente, esta gestão global do processo produtivo permitiu implementar metodologias de trabalho modernas e inovadoras que nem sempre estavam ao alcance dos fornecedores e parceiros do passado.

A Headgy Helmets, criada em 2013, pretende ser uma empresa de referência na produção de capacetes, diferenciando os seus produtos pela aposta no design, na qualidade e na marca e diferenciando os seus serviços pela capacidade de resposta, eficiência e flexibilidade.

Para mais informações consulte: www.polisport.pt

[ver notícia completa]  
 
 
 
NEUCE INDÚSTRIA DE TINTAS, S.A.

Com 25 anos de existência, o GRUPO NEUCE é constituído por um conjunto de empresas que se dedicam ao fabrico e comercialização de Tintas, Vernizes, Diluentes, Revestimentos, Sistemas de Impermeabilização e Isolamento Térmico e produtos afins.

Os seus produtos destinam-se a variados setores de atividade tais como Bricolage e Decoração, Construção Civil, Indústria Metalomecânica, Indústria Automóvel, Indústria de Madeiras e Mobiliário, e ainda Infraestruturas Marítimas.

O apoio técnico que prestam tem sido um dos pilares do seu crescimento em Portugal e nos países onde operam, garantindo a confiança e reconhecimento por parte dos seus clientes. O Departamento Comercial conta com profissionais com grande experiência ao nível técnico, capazes de aconselhar as melhores soluções e de direcionar os seus clientes para os produtos mais adequados às suas necessidades.

O grupo opera a partir de 5 países, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Gana, onde estão instaladas 6 unidades fabris, que permitem uma resposta eficaz às solicitações dos mercados nacionais, regionais e continentais.

A par da cobertura total do território nos países onde estão implantados, a sua rede de agentes possibilita ainda que os seus produtos estejam disponíveis em países como a França, Guiné Bissau, Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe.

Para mais informações consulte: www.neuce.pt

 
 
NORGARANTE - SOCIEDADE DE GARANTIA MÚTUA, S.A.
Agência de Aveiro | 234 373 020 | aveiro@norgarante.pt
Agência de Braga | 253 202 140 | braga@norgarante.pt
Agência do Porto 1 | 226 061 810 | porto1@norgarante.pt
Agência do Porto 2 | 226 061 802 | porto2@norgarante.pt
Agência de Viseu | 232 457 310 | viseu@norgarante.pt
www.norgarante.pt
A mensagem que acabou de receber é um email informativo da Norgarante, não podendo por isso, em caso algum, ser considerado como SPAM. Neste sentido, e de acordo com o Artº. 22 do Decreto Lei 7/2004 de 7 de Janeiro, se o seu registo foi incluido na nossa lista de envio por erro ou se pretender simplesmente ser removido da mesma, clique aqui