Newsletter | 13 de maio de 2013
 
 
 
 
 
EDITORIAL - NEWSLETTER – EDIÇÃO MAIO DE 2013

Caro(a) Mutualista e Caro(a) Parceiro(a),

Nesta edição da newsletter damos precedência ao tema do Investimento, como forma de gerar crescimento e emprego.

O Norte, região tradicionalmente produtora e exportadora, desempenha indiscutivelmente um papel importante na retoma do processo de reindustrialização do país.

Abordamos o lançamento da iniciativa “Norte 2020”, nomeadamente a contribuição que a região norte está a dar no sentido de atingir as metas da Estratégia Europa 2020: promover o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo na UE.

São boas notícias também a taxa de execução do QREN, significado de que as empresas continuam a desenvolver projetos que valorizam o conhecimento, a ciência, a tecnologia e a inovação, bem como a promoção de níveis elevados e sustentados de desenvolvimento económico e sociocultural e de qualificação territorial.

Sublinhamos que as empresas podem contar connosco para converter o Investimento em valor e assim contribuir para o seu crescimento.

Boa leitura!

Helena Soares
Gerente da Agência do Porto


 
 
 
ESTRATÉGIA EUROPA 2020: PRIORIDADES, INICIATIVAS E METAS | NORTE 2020

Foi recentemente lançada, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), a iniciativa “Norte 2020” que assenta na estratégia “Europa 2020” e tem por objetivo a definição da estratégia de desenvolvimento da região Norte.

Para fundamentar a ideia de uma Europa económica e financeiramente capaz de enfrentar a concorrência do Oriente, a Comissão Europeia definiu um conjunto de objetivos a serem alcançados por todos os Estados, promovendo assim o desenvolvimento de cada país de forma sustentável.

No momento em que se definem prioridades de investimento, a iniciativa prevê que o próximo ciclo de financiamentos seja o motor da reindustrialização, da promoção da competitividade, do desenvolvimento científico e tecnológico e da inovação, do crescimento e internacionalização das PME e de uma especialização inteligente de base regional.

A iniciativa “Norte 2020” é uma oportunidade única para as empresas crescerem, aumentarem os seus níveis de produtividade, exportações, criar produtos de alto valor, e colmatar as falhas existentes no mercado que no passado não foram preenchidas. Esta iniciativa pretende dar um novo alento ao futuro da zona Norte.

Para mais informação consulte Norte 2020 - CCDR-N

 
 
 
 
QREN ATINGE 60% DE EXECUÇÃO

De acordo com a informação do Boletim Informativo do QREN nº19, a taxa de execução do QREN atingiu 60% da dotação total de fundos, prevista executar até 2015, tendo os fundos aprovados ascendido a 95,5% dos fundos disponíveis no QREN.

Esta taxa de execução corresponde a um volume de despesa validada de 12,9 mil milhões de Euros de fundos, tendo o volume de pagamentos efetuados aos beneficiários do QREN, ascendido a 13 mil milhões de Euros.

Do montante de 139,3 mil milhões de pagamentos intermédios efetuados pela Comissão Europeia aos Estados Membros, 8,6% destinaram-se a Portugal, o que significa que, o nosso país continua a integrar o grupo dos quatro países com maior volume de transferências totais da Comissão Europeia a título de pagamentos intermédios. Ficam assim 40% para serem executados.

Para mais informações sobre as candidaturas consulte o link: www.qren.pt/np4/home

 
 
 
INCENTIVOS ÀS EMPRESAS

Foram recentemente lançados novos incentivos às empresas, no âmbito do QREN Fatores de Competitividade.

Tendo presente as características do tecido empresarial nacional e a necessidade de uma atuação especializada face a diferenciados estádios de desenvolvimento e grau de inserção no mercado global, foram criados três Sistemas de Incentivos:

SI I&DT – Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico nas Empresas, que visa intensificar o esforço nacional de I&DT e criar novos conhecimentos com vista ao aumento da competitividade das empresas;

SI Inovação – Sistema de Incentivos à Inovação, que visa a inovação no tecido empresarial, pela via da produção de novos bens, serviços e processos que suportem a sua progressão na cadeia de valor e o reforço da sua orientação para os mercados internacionais;

SI Qualificação PME – Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, que visa a promoção da Competitividade das PME através do aumento da produtividade, da flexibilidade e da capacidade de resposta e presença ativa no mercado global.

Para mais informações consulte: www.pofc.qren.pt/areas-do-compete/incentivos-as-empresas

 
 
 
 
BRUXELAS PROJETA CRESCIMENTO DAS EXPORTAÇÕES PORTUGUESAS

De acordo com as previsões de primavera, a Comissão Europeia considera que Portugal está no bom caminho para balancear mais a sua economia para o fator exportador e menos para o consumo. Em 2013, a balança de transações correntes deverá atingir o equilíbrio (0,1%), o que já não acontecia há 40 anos, mantendo-se assim em 2014 com a melhoria do equilíbrio das trocas externas. 

Bruxelas projeta que as exportações cresçam 0,9% este ano e 3,3% em 2014, enquanto que as importações deverão cair 3,9% em 2013 e aumentar 3,1% em 2014, ano em que o PIB deverá voltar a valores positivos (0,6%). Utilizando os números da própria Comissão Europeia, esta projeção quer dizer, na prática, que em 2013 as exportações poderão superar as importações em 2,4 mil milhões de Euros e que esse fosso positivo para a balança comercial deve ainda aumentar para 3,3 mil milhões de euros em 2014.

 
 
 
NOTÍCIAS RÁPIDAS

• Ao longo de 2013 a ANJE está a apostar na sensibilização dos empresários portugueses para as vantagens e oportunidades resultantes da integração comunitária, lançando um diversificado conjunto de “EU Reports”, documentos voltados para o mercado europeu e para as potencialidades empreendedoras do mesmo.

Para mais informações consulte o link: www.anje.pt/portal/eureports

• As empresas da Região Norte podem apresentar candidaturas para financiamento comunitário de "Passaportes Emprego 3i (industrialização, inovação e internacionalização)” até 24 de maio. Este novo aviso do "ON.2 – O Novo Norte” (Programa Operacional Regional do Norte) tem uma dotação orçamental indicativa de 21,8 milhões de Euros.
O concurso visa o apoio ao emprego jovem, com estágios em três áreas consideradas determinantes para o desenvolvimento económico (3i): industrialização, inovação e internacionalização.
Para mais informações consulte: www.impulsojovemportugal.pt/passaporte-emprego/9.htm

• Decorre entre os dias 2 de abril e 3 de junho de 2013, a 2ª fase de candidaturas ao SIALM - Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas, no âmbito do Programa Valorizar.

Para mais informações consulte: http://www.qren.pt/np4/np4/?newsId=3272&fileName=AAC_SIALM.pdf

 
 
 
 
GRANDE HOTEL DO PORTO

Explore o "Grande Hotel do Porto", localizado no centro da cidade do Porto. É um dos hotéis mais antigos da história do turismo em Portugal e chegou a ser considerado, durante muitos anos, a melhor unidade hoteleira da cidade. Num edifício com mais de 130 anos, os trabalhos e reformas do Grande Hotel do Porto, têm sido uma constante para que continue a ter um papel importante na cidade, não só como referência Histórica mas também como referência Hoteleira.
Atualmente, trata-se de um hotel de 3 estrelas, de charme, que mantém o encanto dramático do fin de siècle oitocentista conjugado com modernidade, conforto e design intemporal.
 
Conta com uma capacidade de 94 quartos e com uma taxa de ocupação que ronda os 80% anuais.

Com cerca de 46 colaboradores este hotel dispõe de um serviço de receção 24h, fitness room, wellness room, room service, restaurante, bar e três salas de reuniões. Para mais informações sobre o Grande Porto Hotel consulte: www.grandehotelporto.com/pt/

“As pontes, as caves, a memória do Infante e este Grande Hotel, fazem parte da alma do Porto. É por isso que, quando por aqui se passa, não se sente só agradecimento pelo conforto da estadia. Experimenta-se também, emoção pela nobreza do lugar”.

José Hermano Saraiva

 
 
 
ENC ENERGY

A ENC Energy é especialista em soluções de extração, condicionamento e valorização energética do biogás gerado nos processos de tratamento de resíduos agro-industriais, efluentes líquidos e ainda resíduos sólidos urbanos. Projetam, e constroem, a manutenção de soluções tecnológicas inovadoras para maximizar e rentabilizar o potencial energético contido nos resíduos.

Com mais de dez anos de experiência, o grupo ENC ocupa uma posição de liderança na área da valorização energética do biogás de aterro em Portugal e iniciou o processo de internacionalização no mercado Brasileiro, no qual detém já dois projetos de exploração de centrais de biogás.

O projeto ENC surgiu para fornecer soluções de valorização a aterros sanitários, com o objetivo de proporcionar uma melhoria na eficiência global desse tipo de instalações e atenuar o seu impacte ambiental.

As centrais de valorização energética utilizam o biogás de aterro como combustível num grupo motor gerador de potência elétrica adequada a cada caso particular, para produção simultânea de energia elétrica e energia térmica - cogeração. A energia elétrica produzida é injetada na rede elétrica local ou utilizada para consumo próprio. O calor produzido poderá ser aproveitado para diversos fins, nomeadamente aquecimento de espaço ambiente, entre outros. O grupo ENC conta atualmente com uma equipa de 22 colaboradores.

Para mais informações sobre a ENC ENERGY consulte: www.enc.pt/pt/

 
 
 
 
MEDISP PRODUTOS HOSPITALARES, S.A.

Medett foi fundada em 1968 na Suécia pelo Sr. Christer von Matérn. Medett inicia a produção de conjuntos, produtos laminados, coletes e luvas de copolímero em 1976. Em 1991 é tomada a decisão de transferir a produção para a recém subsidiária Medisp Produtos Hospitalares, S.A. em Penafiel. A produção começa assim em Portugal a Novembro de 1992. 

As  soluções para o mercado Hospitalar da Medisp passam pela comercialização de produtos antissépticos e médico-cirúrgicos, luvas antissépticas, embalagens, instrumentos, gazes, algodões medicinais, seringas entre outros, sendo que 95% da sua produção é para exportação (Alemanha, Holanda, Países Escandinavos e Inglaterra). As grandes soluções para o mercado são os kits personalizados. Cada cliente pode criar o seu próprio kit, reduzindo o número de fornecedores, economizando tempo e dinheiro, podendo ser marca Sterisets ou marca do cliente.

Com 57 funcionários, a sua unidade produtiva é composta por 2 salas em ambiente limpo, esterilização a vapor, produção de luvas, multivac packaging, e packaging em sets. É uma empresa que está constantemente a melhorar as suas rotinas de maneira a entregar os produtos em excelentes condições.
Em 2010 a Medisp foi comprada pela Sterisets International. A Sterisets designou a Medisp em Portugal para ser a sua principal unidade de produção. Isto irá aumentar a produção em Portugal, bem como o número de funcionários da Medisp. Para atingir este objectivo, a Sterisets investiu recentemente em novas instalações para ser capaz de aumentar a capacidade de produção para o crescimento futuro. Também a Sterisets irá fechar a unidade de produção na Ásia e transferi-la para Guilhufe para as novas instalações.

Para mais informações sobre a Medisp consulte: www.sterisets.nl

 
NORGARANTE - SOCIEDADE DE GARANTIA MÚTUA, S.A.
Agência de Aveiro | 234 373 020 | aveiro@norgarante.pt
Agência de Braga | 253 202 140 | braga@norgarante.pt
Agência do Porto | 226 061 810 | porto@norgarante.pt
Agência de Viseu | 232 457 310 | viseu@norgarante.pt
www.norgarante.pt
A mensagem que acabou de receber é um email informativo da Norgarante, não podendo por isso, em caso algum, ser considerado como SPAM. Neste sentido, e de acordo com o Artº. 22 do Decreto Lei 7/2004 de 7 de Janeiro, se o seu registo foi incluido na nossa lista de envio por erro ou se pretender simplesmente ser removido da mesma, clique aqui