Newsletter | 8 de março de 2013
 
 
 
 
 
CARA E CARO MUTUALISTA,

É com muito gosto que retomo o editorial este mês e partilho o sucesso que constituiu o 5º Fórum Empreendedorismo organizado pelo Sistema de Garantia Mútua. Esta edição contou com mais de 1.500 participantes e partiu das dificuldades sentidas pelas empresas e empresários, para permitir que importantes players da economia nacional se reunissem para o debate de novos rumos e soluções para a recuperação e crescimento da economia nacional.

Nesta conjuntura difícil, foi possível, em 2012, a Garantia Mútua contribuir para fazer chegar às empresas portuguesas cerca de 2.000 milhões de euros de novos créditos.

Aproveito para lembrar que se encontra já em vigor a nova Linha PME Crescimento 2013, e informo que foi aprovada a extensão do Alargamento do Prazo das Linhas de Crédito PME Investe por um período adicional de 12 meses, também para as empresas que já beneficiaram de um período de carência.

Em 2013 queremos continuar a apoiar o seu negócio, analisando e promovendo soluções adequadas à sua necessidade. Conte connosco!

Teresa Duarte
Administradora Executiva da Norgarante


 
 
 
FÓRUM EMPREENDEDORISMO | FÓRMULA DE SUCESSO NO DEBATE DA ECONOMIA NACIONAL

Decorreu no passado dia 31 de Janeiro, o 5º Fórum Empreendedorismo, promovido pelo Sistema Nacional de Garantia Mútua e subordinado ao tema “Uma Nova Economia para Portugal - A Audácia de Mudar”.

Esta edição centrou-se nos problemas da conjuntura económica e nas dificuldades sentidas pelas empresas e empresários e permitiu que se encontrassem soluções e se definissem novos rumos para a recuperação e crescimento da economia nacional.

Registamos o sucesso do 5º Fórum Empreendedorismo, que contou com mais de 1.500 participantes e que permitiu juntar os principais players da economia nacional - decisores políticos, responsáveis da banca, agentes empresariais e da economia social e representantes do mundo académico.

O evento foi ainda palco da assinatura de um protocolo entre o Fundo Europeu de Investimento e a Garantia Mútua que irá originar uma nova linha de garantias no montante de 203,1 milhões de euros permitindo que as empresas possam desenvolver os seus negócios num ambiente mais favorável.

Agradecemos a todos os que aceitaram o nosso convite para participarem e que muito contribuíram para o sucesso do 5º Fórum Empreendedorismo.

 
 
 
 
ALARGAMENTO DE PRAZO LINHAS INVESTE | NOVO

Foi aprovada a extensão do Alargamento do Prazo das Linhas de Crédito PME Investe por um período adicional de 12 meses, também para as empresas que já beneficiaram de um período de carência, que podem voltar a beneficiar de mais 12 meses de alargamento de prazo.

Podem beneficiar desta nova medida excecional de apoio à tesouraria das empresas, empresas com operações contratadas ao abrigo das Linhas PME Investe, e que não se encontrem em situação de dívida com a banca.

Durante o período de 12 meses de alargamento do prazo, o beneficiário suportará apenas os juros e a comissão de garantia mútua, não havendo lugar a reembolso de capital.

De acordo com o IAPMEI, a primeira medida de Alargamento de Prazo das Linhas PME Investe, beneficiou a tesouraria de mais de 8 mil empresas, ao alargar o prazo de reembolso de empréstimos de valor superior a 1,5 mil milhões de euros, permitindo aliviar o fundo de maneio das PME em mais de 450 milhões de euros

Para mais informações consulte o Documento de Divulgação.

 
 
 
GARANTIA MÚTUA | EM 2012 APOIÁMOS 2 MIL MILHÕES DE EUROS EM NOVOS CRÉDITOS

Em 2012, e numa conjuntura particularmente delicada, foi possível, com a Garantia Mútua, fazer chegar às empresas portuguesas cerca de 2.000 milhões de euros em novos créditos.

O Sistema Nacional da Garantia Mútua apresentava, a dezembro de 2012, uma carteira viva de 2.968 milhões de euros, tendo já emitido, desde o início da atividade, cerca de 123 mil garantias no valor superior a 7.561 milhões de euros. Estas novas garantias apoiaram mais de 63.000 empresas, viabilizando, por criação ou manutenção, mais de 915.000 postos de trabalho.
 
No que respeita a Norgarante, desde o início da sua atividade, foram prestadas 56.796 garantias, num total de 3.077 milhões de euros, para financiamentos no montante de 6.068 milhões de euros. Estas garantias beneficiaram mais de 30.000 empresas, que empregam cerca de 503.664 trabalhadores e que fizeram investimentos de 6.303 milhões de euros. No final do ano passado, a carteira viva da Norgarante era de 1.248 milhões de Euros.

Fazendo um balanço global, a garantia mútua permitiu induzir na economia um investimento na ordem dos 15.513 milhões de euros.

 
 
 
 
ESTATUTO PME EXCELÊNCIA 2012 | MELHORES PME DISTINGUIDAS

O IAPMEI atribuiu, no passado mês, o Estatuto PME Excelência 2012 a 1314 pequenas e médias empresas.

A Norgarante reconhece e felicita as empresas nacionais, em especial as empresas mutualistas, que pelo seu melhor desempenho económico-financeiro e de gestão em vários setores de atividade foram distinguidas com o estatuto PME Excelência 2012.

O Estatuto PME Excelência, com a validade de um ano, pretende reconhecer o mérito de pequenas e médias empresas com perfis de desempenho superiores. Associadas a este estatuto estão as melhores condições de acesso ao crédito e financiamento, funcionando ainda como um certificado de qualidade na sua relação com o mercado.

Segundo o IAPMEI, em conjunto, as PME Excelência 2012 foram responsáveis por um volume de negócios superior a 6,3 mil milhões de euros em 2011 e geraram mais de 45 mil postos de trabalho direto.

Os sectores mais representados no universo total de empresas distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2012 são a indústria (36%), o comércio (29%), os serviços (14%) e o turismo (11%). No que respeita a localização, são os distritos do Porto e Lisboa, seguidos de Aveiro, Braga e Leiria, os que reúnem a maior concentração das PME Excelência 2012.

Para saber mais consulte IAPMEI.

 
 
 
NOTÍCIAS RÁPIDAS | PRÉMIO REGIOSTARS E PROGRAMA "CRIAR VALOR COM O TERRITÓRIO”

Universidade do Porto vence Prémio Europeu Regiostars 2013
O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) foi distinguido com o Prémio Europeu RegioStars 2013 na categoria «Crescimento Inteligente».

O RegioStars, iniciativa da Comissão Europeia «Regions for Economic Change», têm por objetivo distinguir boas práticas no desenvolvimento regional e urbano, divulgando internacionalmente os projetos europeus mais inovadores. A candidatura que foi a cargo da CCDR-N e em que o prémio veio reconhecer a Universidade do Porto pela aposta na promoção do empreendedorismo tecnológico e na criação de emprego.
 
 
"Criar Valor com o Território” - Sistema de Incentivos de Apoio local a Microempresas
No âmbito da Resolução de Conselho de Ministros nº 7/2013 de 29 de Janeiro, foi apresentado no passado dia 7 de fevereiro, o Programa Valorizar – "Criar Valor com o Território” - um novo sistema de apoio a microempresas com objetivos de base regional e local, cofinanciado pelos programas operacionais do QREN e no qual participa o "ON.2 – O Novo Norte”.

Este programa visa promover um desenvolvimento regional que favoreça o crescimento económico sustentável, a competitividade, o emprego e o investimento empresarial, numa lógica de coesão territorial. Para a concretização da Iniciativa Valorizar, lembramos que está disponível no âmbito do “Investe QREN” a Linha Específica “Valorizar”.

 
 
 
 
BÉBÉCAR | HÁ MEIO SÉCULO A PENSAR NA SEGURANÇA DO SEU BEBÉ

A Bébécar foi constituída em 1964, em Caldas de S. Jorge, tendo como atividade a produção e comercialização de artigos de puericultura e utilidades para crianças.

Com cerca de 50 anos de história diversificou o seu negócio, produzindo cadeiras auto para bebés, carrinhos, alcofas, sacos, e ainda diversos produtos complementares, como mobiliário infantil.

O Grupo Bébécar prima pela sua internacionalização que iniciou em 1978. Exporta para países como a Inglaterra, Itália, Polónia, Rússia, Ucrânia, Canadá e República Checa. De modo a controlar os circuitos de distribuição criou em 1989 e 1992 Bébécar França e a Bébécar Espanha.

Granjeou a sua notoriedade pelo desenvolvimento e fabrico de produtos com elevados padrões de qualidade, segurança, design, performance e durabilidade que procura adaptar à realidade de cada país.

Atualmente, em Portugal, com 420 colaboradores e uma faturação de aproximadamente 19 M€, da qual 85% se destina ao mercado internacional, O Grupo Bébécar pretende aumentar a sua presença em mercados emergentes como Brasil e China, lançando novos produtos, apostando na inovação, na diversificação e nos progressos técnicos alcançados.

Conheça o Grupo Bébécar em www.bebecar.com

 
NORGARANTE - SOCIEDADE DE GARANTIA MÚTUA, S.A.
Agência de Aveiro | 234 373 020 | aveiro@norgarante.pt
Agência de Braga | 253 202 140 | braga@norgarante.pt
Agência do Porto | 226 061 810 | porto@norgarante.pt
Agência de Viseu | 232 457 310 | viseu@norgarante.pt
www.norgarante.pt
A mensagem que acabou de receber é um email informativo da Norgarante, não podendo por isso, em caso algum, ser considerado como SPAM. Neste sentido, e de acordo com o Artº. 22 do Decreto Lei 7/2004 de 7 de Janeiro, se o seu registo foi incluido na nossa lista de envio por erro ou se pretender simplesmente ser removido da mesma, clique aqui